O mar está avançando e derrubando vegetação e construções na costa de Barra Nova, no lado norte. O gestor ambiental Eduardo Rodrigues da Cunha, o Duzinho, esteve no local na tarde de quarta-feira (20) e avalia que o “negócio está feio”. Conforme salienta, a área do lago, onde estão a rede hoteleira, bares e restaurantes, não foi afetada.


Duzinho relatou que nas bocas de barra sempre têm uma corrente marítima que avança para o norte ou para o sul, dependendo da época do ano. “Por isso, os órgãos ambientais proíbem ou tentam proibir construções nestas áreas”, afirma.

Árvores estão caindo com a força da maré. Foto: Reprodução

O gestor ambiental reforça que as bocas de barra são mutantes e desta vez as correntes marítimas entraram com força no lado norte de Barra Nova. “Este processo de erosão do lado norte começou há uns seis meses. No Carnaval ela já estava próxima das casas e já derrubando as casuarinas. Se você pensar da boca da barra antiga para o que está hoje, ela avançou para o norte mais ou menos uns mil metros” – detalha.

A corrente marítima avançou sobre a costa no lado norte da boca de Barra Nova. Foto: AltisDrone

Duzinho frisa que a situação atual é feia porque está colocando em risco casas que estão próximas da erosão, inclusive constatou que um banheiro já havia sido derrubado e flagrou uma casuarina cair. O gestor ambiental enviou um vídeo à Rede TC e está retornando para Barra Nova na manhã desta quinta-feira (21).

Leia também: Abertura de canal pode começar nesta sexta-feira em Barra Nova
Leia também: Apreensivo, morador nem dorme com medo de avanço da maré

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here