Por
Claudio Caterinque
Repórter

Ao som dos tambores do Jongo de São Benedito o tradicional mastro será fincado ao lado da igreja que recebe o nome do santo co-padroeiro de São Mateus nesse domingo. Nêga do Jongo, que coordena a programação há vários anos, afirma que a concentração será na Rua do Teimoso, no Bairro Sernamby, para a saída da procissão às 17h30 porque às 18h o mastro será fincado.

Os preparativos e últimos ensaios serão feitos no mesmo dia, na casa da Nêga do Jongo. Recordando a tradição, ela relata que a fincada do mastro é feita em São Mateus desde 1945, quando a cerimônia em homenagem a São Benedito foi trazida da Serra pelo saudoso Moacir Duarte. Ela faz questão de contar um pouco dessa história.

“As pessoas contam que houve um naufrágio de um navio em Vitória em que a única peça flutuando foi o mastro. E foi onde as pessoas se seguraram para se salvar. O mastro daquele navio salvou muitas vidas e é por isso que existe essa tradição. Os devotos de São Benedito agradecem a bênção. É uma história longa e bonita” – lembra.

Leia também:   Lojas e supermercados fechados no Dia do Trabalhador em São Mateus

Logo após a fincada do mastro acontece uma missa presidida pelo padre Wagner Carini. No dia seguinte, 27 de dezembro, Dia de São Benedito, será realizada uma missa festiva presidida pelo Padre João Batista e animada pela Comunidade Eclesial de Base do Bairro São Benedito (Rodocon). Depois da missa será servido um café solidário.

Às 10h acontece a Santa Missa presidida pelo padre Edvaldo Luiz Klipel, pároco de São Mateus e vigário geral da Diocese. E às 17h será realizada a Missa Solene, presidida pelo bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó e animada pela comunidade de São Bartolomeu. Após a missa acontece uma carreata pelas ruas da cidade.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here