O secretário estadual de Cultura, João Gualberto, defendeu nesta terça-feira (20) o empoderamento dos movimentos sociais, não apenas o movimento negro, mas também de mulheres e de LGBT, entre outros. O secretário abriu as festividades do Dia da Consciência Negra, no Sítio Histórico Porto de São Mateus. Nesta data, a capital do Espírito Santo é transferida simbolicamente para o Município. A programação de comemoração segue até sábado.

O secretário estadual de Cultura, João Gualberto, abriu as comemorações do Dia da Consciência Negra, em São Mateus. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Para o secretário, é preciso trabalhar no Brasil a cultura africana como um todo, não apenas no que aponta sendo uma das maiores misérias da humanidade, que foi a escravidão.

A abertura da programação do Dia da Consciência Negra foi na manhã desta terça-feira (20). Foto: Wellington Prado/TC Digital

João Gualberto frisa que desde a Constituição de 1988, vários movimentos positivos relacionados de avanços para os afrodescendentes foram conquistados. “O que eu vivi no Espírito santo e o que vive hoje aqui há uma diferença muito grande”, sustenta. Contudo, ele enxerga que o momento atual é de ameaças às conquistas.

Para que os benefícios aos povos negros sejam mantidos, o secretário aponta para a força da sociedade civil. “Uma coisa que veio pra ficar no Brasil e no mundo mesmo que é o empoderamento de certos movimentos sociais, não apenas o movimento negro, mas o LGBT, o movimento das mulheres, enfim, uma série de movimentos que se implantaram e se impuseram a partir da sociedade. A única forma de manter isso não é na expectativa dos governos, é na manutenção do vigor e na força disso na sociedade civil” – reforça.

Leia também:   Maioria das escolas de samba do Rio terá enredos sobre negritude

PROGRAMAÇÃO

A secretária municipal de Cultura, Domingas Santos Dealdina, reforçou que até sábado o Porto Histórico é palco de diversas atividades dedicadas de homenagem à resistência da população negra. Nesta terça-feira (20) iniciou uma exposição fotográfica de personagens negros na sala Ciro Sodré, teve a cerimonia de abertura e está prevista palestras, filmes, inicio da feira afro e apresentação à noite (19h) da Lira Mateense. Nesta quarta-feira (21) até sábado (24), segue com a feira afro de 9h às 22h. Durante o dia tem palestras, filmes e apresentações culturais, incluindo shows musicais à noite.

Durante as comemorações, tem uma exposição fotográfica de personagens afrodescendentes na sala Ciro Sodré. Foto: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here