O jaguarense Gabriel Moreto dos Santos, 14 anos, foi contatado pelo Grêmio para integrar a base do time. De acordo com a mãe dele, Elessandra Moreto, o contrato foi assinado na semana passada. O adolescente joga como centroavante e sempre foi destaque por onde passou, segundo relata a mãe. “O Gabriel começou a frequentar as escolinhas de futebol de Jaguaré e quadras da cidade os 4 anos. Aos 6 começou no campo e foi se destacando com o futebol” – frisa.

Segundo Elessandra, Gabriel fez os primeiros testes em grandes clubes, como o Atlético, aos 9 anos. Aos 12, já atuando como centroavante, fez teste no Internacional. “Entre os 9 e 12 anos ele foi treinando e se dedicando com o apoio do meu esposo, o padrasto do Gabriel, Wescley. Como ele gosta de futebol, sempre demos força e acompanhamos tudo na vida dele. Logo começou a se destacar no futebol e também no futevôlei”.

Antes de assinar com o Grêmio, Elessandra conta que o filho participava de um campeonato em Jaguaré no início do ano quando recebeu o convite de um olheiro de futebol para um treino intensivo em Veranópolis, no Rio Grande do Sul.

“Ele ficou um mês e 15 dias em treinamento e foi convidado a participar de forma efetiva no Grêmio. Não pôde ir de imediato por conta da idade. O clube esperou o Gabriel completar 14 anos no mês de abril, em um sábado, e na segunda-feira já ligaram para ele”.

Elessandra frisa que, apesar da saudade, a família apoia e está tranquila em relação a escolha do filho. “A gente permitiu. Não poderia podar o sonho dele. O Wescley viajou com ele e ficou uma semana lá. O Grêmio é muito organizado, temos contato sempre e o Gabriel já está estudando. Estamos dando todo suporte”.

Primeiros passos na escolinha

Denilson Pretti é coordenador da escolinha de futebol da Prefeitura de Jaguaré e segundo ele, de lá já saíram muitos atletas que estão em grandes clubes de futebol. “O Gabriel é um dos que treinava na escolinha até completar 14 anos e ser integrado ao grupo do Grêmio”.

Denilson explica que o período de adaptação no time de base é dos 14 anos 16 anos. “Aos 16 anos faz o contrato profissional. O Gabriel tem que estar em auto rendimento para permanecer no grupo. É assim que a base funciona”.

O ex-jogador de futebol Denilson frisa que a escolinha do município é de extrema importância para crianças e adolescentes. “A gente faz um trabalho de excelência. Temos núcleos espalhados pelo município e vamos colhendo os atletas e montando as competições com categorias sub-11, sub-13 e sub-15. O Gabriel foi destaque na sub-13”.

E complementa: “Como não tive as oportunidades que hoje eles têm, criamos essa linha promovendo essa alternativa para as crianças. Estou há mais de 20 anos atuando na escolinha”.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here