Os serviços prestados pela Viação São Gabriel continuam sendo motivo de insatisfação para os mateenses que dependem do transporte público na cidade. Os usuários relatam dificuldades cotidianas em decorrência de atrasos, ônibus quebrados, sucateados, entre outras situações.

Na manhã desta terça-feira (28), Vitória Karoline viveu mais uma vez uma situação ‘desrespeitosa’, como classificou. Ela é moradora do bairro Vitória e usuária da linha entre os bairros Vitória e Liberdade, que segundo ela tem horários a cada hora.

“Quando embarquei hoje às 9h40 o ônibus já estava atrasado, ao chegar na BR-101, próximo ao supermercado, o ônibus quebrou. O motorista avisou que havia quebrado e pediu pra gente descer e aguardar outro carro” – detalha.

“Era o mesmo motorista que fez a linha no dia anterior. Lembro de ter pegado o ônibus às 16h na segunda-feira. Hoje cedo, quando paramos, ele disse que o ônibus já estava apresentando defeito. Ficamos esperando por uns 30 minutos até outro chegar. Achei um desrespeito. Muito atraso” – complementa.

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Uma moradora da Cohab, que pediu para não ser identificada na Reportagem, também relatou problemas que identificou nos ônibus que fazem a linha da Cohab para o Santo Antônio, Santa Tereza e Aroeira. “A maioria dos ônibus apresenta algum problema. Portas que não abrem corretamente, cadeiras em mal estado, e até a cordinha ou o botão para dar sinal de parada muitas vezes não funciona” – frisa.

Ela relata ainda que um ponto de ônibus que fica entre a rua 4 e a rua 6, na Cohab, está sem o telhado, o que prejudica os usuários pela exposição ao sol e à chuva. “O telhado estava comprometido, poderia cair e machucar alguém, foi retirado, mas não foi substituído até hoje, já tem uns 30 dias” – enfatiza.

Fiscalização sugere formalizar denúncia

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A Reportagem entrou em contato com o setor de fiscalização da Prefeitura, que é responsável pelo contrato de concessão do transporte público coletivo de São Mateus. A servidora Marcileide Maria de Souza respondeu que assumiu o setor há pouco tempo, que existem muitas demandas de outros setores e que ainda está tomando conhecimento da situação.

Ela orientou às pessoas que queiram fazer denúncias, sugestões ou reclamações que procurem protocolar as mesmas na Prefeitura. “A maneira correta do usuário fazer reclamações que gera um processo normalmente é tirar fotos que comprovem. Ir até a prefeitura protocolar, para gerar esse protocolo e uma denúncia. A partir daí a gente pode autuar a empresa” – orienta.

“Quando a gente recebe esse processo, é feito um oficio notificando a empresa. Ela tem que nos enviar um parecer com a solução do que foi cobrado” – complementa a servidora.

Marcileide não soube dizer qual o prazo que a empresa tem para solucionar os problemas a partir do momento em que for notificada, mas ressalta que a fiscalização acompanha e, caso a empresa não dê retorno, a fiscalização averigua se foi corrigido ou não.

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Viação São Gabriel não presta esclarecimento

A Reportagem também entrou em contato por telefone e por e-mail com a Viação São Gabriel. No entanto, até o fechamento desta matéria, ainda não havia sido registrada uma resposta.

Com isso, mais uma vez, as tentativas de oportunizar à Viação São Gabriel a dar um esclarecimento não foram bem-sucedidas, porque o responsável na empresa não atende às ligações e nem encaminha resposta. Em várias situações em que a Reportagem recepcionou as reclamações de usuários, raramente a Viação São Gabriel prestou qualquer tipo de informação.

 

Foto do destaque: Divulgação

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