COMBUSTÍVEIS

Depois de todo o desgaste do governo federal em baixar o preço dos combustíveis fixando um teto para a cobrança de ICMS pelos estados, a Petrobras, respeitando a atual e nefasta política de preços internacionais, anunciou novo aumento do diesel (14,26%) e da gasolina (5,18%). O Palácio do Planalto se pronunciou dizendo que é contra os aumentos. No entanto, o governo, como principal acionista, nada faz para mudar a atual política de preços que só beneficiam os investidores de Wall Street. O governo federal também deu a entender que o preço vai aumentar ainda mais até as eleições. O presidente da Câmara, Artur Lira, agindo como bombeiro, jogou a culpa para cima do atual presidente da estatal, que apesar de já ter sido demitido por Bolsonaro, permanece no cargo.

Após anúncio da Petrobras de que a gasolina e o diesel aumentariam o valor nas refinarias neste sábado (18), postos em São Mateus já trabalham com preço novo da gasolina, a R$ 7,89. Até a noite de sexta era R$ 7,69. São 20 centavos de aumento. -Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

CPI DA PETROBRAS

E em meio a esse turbilhão, o presidente Jair Bolsonaro propôs a abertura de uma CPI para investigar o presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, pelos sucessivos aumentos. Em ano eleitoral, é praticamente impossível ter quórum para tal manobra. E além do mais, o presidente parece não entender bem a dinâmica política, pois se esquece de que se sabe como uma CPI começa, mas nunca como ela termina. Pode ser um tiro no pé, já que quem indica os nomes dos conselheiros da estatal é o presidente da República. E o presidente acabou dando demonstrações claras, feito a neve, de que não compreende mesmo a dinâmica política, pois nesta semana soltou a máxima de que não leva jeito para ser presidente. Falta, agora, alguns eleitores entenderem isso.

 

LUCROS

Os lucros da Petrobras são enormes. Em julho há a expectativa de que sejam distribuídos entre os acionistas uma bolada de R$ 32 bilhões. E boa parte desses dividendos são repassados ao Tesouro Nacional que poderia usá-los, por exemplo, para ofertar algum tipo de subsídio para tentar baixar o preço dos combustíveis, já que nem se fala em derrubar a atual política de preços.

 

ICMS

E no mesmo dia em que o aumento dos preços provocou a ira do governo e aliados, o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, indicado por Bolsonaro, determinou que os estados efetuem a cobrança do ICMS, imposto estadual, do diesel sobre uma base de cálculo menor a partir de 1º de julho. O magistrado também deu cinco dias para que a Petrobras apresente “minuciosas informações” sobre os critérios adotados pela companhia em sua política de preços nos últimos 60 meses. Mendonça concedeu a liminar no âmbito de uma ação em que Bolsonaro questiona a conduta dos estados na regulamentação da alíquota única de ICMS sobre o diesel, aprovada pelo Congresso Nacional em março. O certo é que, enquanto as autoridades brincam com a inteligência dos brasileiros, o povo continua passando fome e largado à própria sorte.

 

NÃO TEM

ALMOÇO GRÁTIS

Com o aumento dos combustíveis, principalmente o do óleo diesel, a inflação que já está em um patamar gigante, pode aumentar ainda mais. É sabido que existe um efeito cascata, que atinge principalmente o preço dos alimentos, que são transportados pelos caminhões que só se locomovem com o caríssimo diesel.

 

FOME

O Conselho Federal de Nutricionistas demonstrou preocupação com o atual cenário social, econômico e político relacionado ao aumento da fome no Brasil. De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (2º Vigisan), realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), a atual quantidade de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, passando fome, praticamente dobrou em menos de dois anos. Esse contexto afeta diretamente 33,1 milhões de brasileiros, o equivalente a 15,5% de toda a população. Os dados se referem ao período entre novembro de 2021 e abril de 2022 e leva em conta 12.745 domicílios de 577 municípios. Se comparado ao primeiro levantamento, feito em 2020, já são 14 milhões de pessoas a mais passando fome no Brasil, número que revela um cenário de retrocesso e remete a indicadores observados na década de 1990. 

 

TURISMO

Em uma classificação com cinco categorias, São Mateus está bem colocado no Mapa do Turismo Brasileiro. Está na categoria B, que vai até a E. Um dos critérios para ser categorizado como A é estrutura aeroportuária. Se projetos como o da Petrocity e da implantação de voos comerciais periódicos saírem do papel, há grande chance de São Mateus ser elevado à categoria A. O instrumento, do Ministério do Turismo, tem o objetivo de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que estão no Mapa do Turismo Brasileiro com base nos dados dos meios de hospedagem, de empregos gerados nestes locais, quantidade estimada de visitantes domésticos e de visitantes internacionais, além da arrecadação de impostos federais destes estabelecimentos. No Espírito Santo, o único município classificado com A é Vitória.

 

TIROTEIO EM IGREJA

Três pessoas foram baleadas, duas fatalmente, dentro de uma igreja no estado norte-americano do Alabama na noite de quinta-feira, antes de um suspeito ser preso, informou a polícia.O tiroteio aconteceu na Igreja Episcopal de Santo Estêvão em Vestavia Hills. Um único suspeito entrou em uma reunião de um pequeno grupo da igreja e começou a atirar. Lamentáveis essas notícias ruins que nos chegam quase que cotidianamente. Não podemos baixar a guarda, mas a liberdade para comprar e usar armas de fogo deve ser revista.

 

EMBRAER

O Ministério da Defesa da Holanda confirmou nesta semana que vai comprar cinco aviões cargueiros C-390M, fabricados pela Embraer. De acordo com o governo holandês, a primeira aeronave deve ser entregue em 2026.O país é um dos integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O custo da compra é estimado em 1 bilhão de euros. Segundo comunicado do órgão, o avião da Embraer foi escolhido por apresentar vantagens operacionais e técnicas em relação à aeronave C-130J da Lockheed Martin, outro modelo usado com frequência por forças militares de diversos países. A Embraer comemorou o anúncio do governo holandês e declarou que está honrada com a decisão.

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