NO RUMO CERTO

Durante uma participação em um evento realizado pelo Santander com investidores, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que emitiu uma diretriz determinando algumas prioridades de investimentos do Governo Federal em infraestrutura no Brasil. Uma delas é a ferrovia entre São Mateus e Sete Lagoas, em Minas Gerais, o que alimenta os bastidores políticos e econômicos da região com positivismo.

 

DANIEL COMEMORA

O anúncio foi comemorado pelo prefeito Daniel Santana, entendendo que o projeto tem tudo para sair do papel. E o prefeito ainda se coloca à disposição para ajudar no que for preciso. Dados apresentados em estudos apontam que na fase de construção o empreendimento poderá gerar mais de 4.000 empregos diretos, sendo 1.000 somente no Espírito Santo, com investimento estimado em R$ 6,5 bilhões.

 

EM BOA HORA

Ao falar da ferrovia, o prefeito Daniel lembrou ainda que a sociedade “está em meio a uma guerra contra esse vírus letal, o novo coronavírus”, e que as autoridades, assim como ele, devem pensar na geração de emprego e renda. Ele entende que a sinalização de um investimento dessa envergadura chega em boa hora: “Vamos trabalhar para tudo dar certo!”

 

PETROCITY

O Porto da Petrocity vem ganhando as agendas políticas, mais recentemente, na esfera federal. Em São Mateus, o ceo da empresa, José Roberto, garante que a pedra fundamental será lançada em julho ou agosto, e poderá contar, inclusive, com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

 

BOLSONARO

Cumprindo uma agenda repleta de inaugurações em todos os cantos do Brasil, comenta-se que, em breve, o presidente Jair Bolsonaro poderá passar pelo Espírito Santo. Há também quem diga que ele possa estar no norte do Estado, mais precisamente na cidade de Barra de São Francisco, para inaugurar o campus do Instituto Federal do Espírito Santo daquele município. Se confirmar, será a primeira vez na história que um presidente da República coloca os pés em solo francisquense. A cidade vizinha mineira Mantena já recebeu, à época governador de Minas Gerais, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, fato que é lembrado até hoje nas rodas de conversas dos mais antigos moradores.

 

COQUETEL CONTRA COVID

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou nesta semana o uso emergencial de um novo coquetel de anticorpos para o tratamento de pacientes com covid-19. Foi avaliado que o uso combinado dos medicamentos Banlanivimabe e Etesevimabe, para casos em estágios iniciais, traz benefícios. De acordo com as equipes de análise da Anvisa, quando utilizados juntos, os dois medicamentos podem reduzir em até 70% a incidência do coronavírus. Tal eficácia se daria em pacientes que ainda não tenham evoluído para quadro grave e tenham alto risco de progressão.

 

SOMENTE EM HOSPITAIS

Porém, a orientação é que a aplicação desse coquetel seja feita somente em hospitais, em razão da estrutura disponível e dos profissionais que realizam o procedimento. A agência não indicou o uso em pacientes com quadros graves, situações em que o coquetel pode agravar o problema. Os remédios não poderão ser comercializados. O uso emergencial foi autorizado por 12 meses. A indicação é que o coquetel seja aplicado em adultos. No caso de adolescentes, não houve comprovação de eficácia nos ensaios clínicos.

 

VÍRUS NÃO PASSA POR TELEPATIA

“A única forma de evitar a propagação do coronavírus é diminuindo o contato social. Por quê? Porque o vírus se transmite quando duas pessoas estão próximas uma da outra. Se elas estão longe, o vírus não passa pela internet, por telefone, por telepatia” – (Tarcísio Rocha, professor do instituto de física da Universidade de Brasília e membro do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 –COES-UnB).

 

ADICIONAL DE FPM

Os municípios brasileiros tiveram uma excelente notícia neste mês de maio para arrefecer o rombo provocado pela pandemia da covid-19. É que eles podem receber quase R$ 4,8 bilhões de adicional do Fundo de Participação dos Municípios em julho, conforme estima a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O montante foi previsto com base nos dados da Receita Federal e da Secretaria do Tesouro Nacional. O dinheiro seria repassado no dia 8 de julho. O valor é referente ao 1% adicional do FPM, previsto na Emenda Constitucional 55/2007. Os recursos têm origem na arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR) entre julho do ano passado e junho deste ano.

 

ROBERTO JEFFERSON

O presidente do PTB nacional Roberto Jefferson anunciou a troca no comando do diretório estadual do partido nesta semana. O empresário Bruno Lourenço assumirá no lugar do coronel Wilian. Outro anuncio feito pelo presidente da sigla é e nome de Tenente Assis como candidato a deputado federal nas eleições de 2022. O objetivo da candidatura é puxar votos para a legenda. Roberto Jefferson anunciou ainda que virá ao Estado em junho para promover reuniões com os segmentos religiosos, empresarial e armamentista a fim de discutir o projeto que o PTB tem para o Espírito Santo e lançar a pré-candidatura de Assis. Ele ainda pretende inaugurar a nova sede do PTB, no centro de Vila Velha.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here