. Evair de Melo

O deputado federal capixaba Evair de Melo estava cotado numa seleta lista para ser o líder do Governo na Câmara dos Deputados. Evair é o atual vice-líder e, naturalmente, poderia ficar com a vaga caso a saída do deputado federal Major Vitor Hugo fosse confirmada para ele assumir o Ministério da Educação. O próprio presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer nesta semana que ele seria um “nome reserva” para a pasta. Porém, nesta sexta-feira, o presidente anunciou o nome do professor Milton Ribeiro para o MEC.

 

. Convenções partidárias

As convenções partidárias para a escolha de candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro. Os partidos poderão utilizar formato virtual para a escolha de candidatos e a formação de coligações majoritárias. Isso foi possível com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 107/2020, que adiou as Eleições Municipais 2020. Assim, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação para atender às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia provocada pelo novo coronavírus.

 

. Ferramentas tecnológicas

As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos aplicáveis nas eleições municipais e às regras gerais da Lei das Eleições e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.

 

. Progressistas

Na medida em que o calendário eleitoral avança, agora com um prazo um pouco mais esticado, o cenário político já começa a se desenhar na região. As articulações estão intensas nos bastidores. Em São Mateus, o Partido Progressistas (PP) tinha como certa a pré-candidatura do ex-prefeito Amadeu Boroto. Até adesivos com o nome dele começaram a ser distribuídos na Cidade. Contudo, fontes do PP asseguram que Amadeu já teria informado ao partido que não será candidato este ano. Assim o PP parece caminhar pela indicação do nome do empresário Cássio Caldeira para ser o cabeça de chapa na disputa eleitoral. Mas como diz a tradição, política é como nuvens: mudam de lugar a todo momento.

Leia também:   Policiais são alvos de tiros de submetralhadora em Pedro Canário

 

. Preta

O PSB do governador Renato Casagrande tem se movimentado em Sama com a pré-candidatura de Elizângela Nascimento, a Preta. O partido já elegeu em São Mateus os ex-prefeitos Lauriano Zancanela, em 2000, e Amadeu Boroto, em 2008 e 2012, além do deputado Freitas. Agora aposta no nome de Preta como novidade, por ser mulher e por nunca ter exercido mandato eleitoral. Preta ganhou notoriedade na região como assessora do senador Marcos do Val, do partido Podemos.

 

. Outros nomes

Por sua vez, o prefeito Daniel Açaí parece costurar sua candidatura à reeleição com prudência. Aos interlocutores tem dito que seu foco no momento é o combate ao novo coronavírus e que chegará o momento de cuidar da campanha. Já o ex-prefeito Lauriano Zancanela e o ex-deputado Dr. Jorge Silva têm sido vistos em articulações conjuntas, mas negam que serão candidatos. Enquanto isso o ex-deputado Carlinhos Lyrio está em plena caminhada pela candidatura, visitando comunidades e lideranças.

 

. Plataforma

O ex-vereador e pré-candidato a prefeito pelo PT Enéias Zanelato também se movimenta. Ele realiza hoje uma plenária virtual temática para debater a importância da agricultura para o desenvolvimento regional. Eneias quer utilizar as tecnologias digitais “para construir um programa de governo participativo do PT para São Mateus”.

Leia também:   Adolescente que confessou assassinato de mulher é morto a tiros em Água Doce do Norte

 

. Conceição da Barra

Já em Conceição da Barra, o prefeito em exercício Mateusinho Vasconcelos tem visitado muitas comunidades. Ele tem procurado dialogar inclusive com setores da antiga administração do ex-prefeito Chicão.

 

. Pinheiros

O cenário em Pinheiros aponta para a disputa entre o atual prefeito Arnóbio Pinheiro e o ex-prefeito e ex-deputado Gildevan Fernandes. O ex-prefeito Antônio da Emater, atual presidente do Incaper, diz que está fora da disputa e nos bastidores indica apoio a Arnóbio, mas quer ele próprio indicar o candidato a vice-prefeito na chapa. O atual vice-prefeito de Arnóbio é Paulo Jovânio, que pode não agradar da ideia de Antônio da Emater.

. Mucurici

Completando o seu segundo mandato, o atual prefeito Dr. Oswaldo Fernandes não pode mais disputar a reeleição. Ele caminha para apoiar o vereador Gabriel Ferreira, filho do ex-prefeito Dica. Eleito pela primeira vez a prefeito em 2012 com o apoio do então prefeito Atanael Wagmaker, Dr. Oswaldo se distanciou de Atanael e pode ser decisivo para lhe impor nova derrota eleitoral, o que já aconteceu em 2016. Quando terminou seu mandato em 2012, Atanael gozava de amplo prestígio e reconhecimento pela administração que realizou em Mucurici.

 

. Bastidores

A percepção de que a política no norte do Estado está parada pode ser uma simples ilusão. Pois os bastidores andam com uma efervescência normal de uma corrida eleitoral típica. O certo é a cautela dos pré-candidatos para não apressarem os passos e verem a caminhada morrer na praia. Um velho ditado na política diz que, quando os políticos estão quietos demais, há de se aguardar a tempestade.

 

. Efeito pandêmico

E de repente nos vimos num mundo em que todos devemos usar máscaras por questões sanitárias. Mas não é saudável confundir com as máscaras que são usadas corriqueiramente pelos políticos profissionais para esconder deslizes.

Leia também:   Sejus apura circunstância de morte de preso da Penitenciária de Linhares

 

. Bares e restaurantes

Donos de bares e restaurantes formalizaram uma proposta que pede ao Governo do Estado maior flexibilização na retomada das atividades. O setor quer funcionar até 21h. Além disso, representantes do segmento comercial dos restaurantes e bares do Espírito Santo sugerem o aumento de R$ 5 mil para R$ 15 mil na linha de crédito operada pelos órgãos do governo. As propostas estão sendo discutidas na Assembleia Legislativa pela Frente Parlamentar de Proteção e Recuperação Econômica e Social do Empreendedorismo Capixaba.

 

. Demissão em massa

Nesse cenário de pandemia, proprietários de restaurantes e bares, principalmente de Guriri, afirmam que não têm outra alternativa a não ser preparar a demissão em massa de funcionários. Eles alegam que já não é possível suportar o fechamento indefinidamente. Também defendem que os estabelecimentos, assim como outros setores do comércio, possam funcionar tomando as mesmas medidas sanitárias a fim de evitar aglomerações e a propagação do coronavírus. Para isso, uma comissão de donos de bares e restaurantes de São Mateus pretende formalizar uma proposta para ser apresentada ao prefeito Daniel Santana com o objetivo de que possa ser permitida a flexibilização do funcionamento dos estabelecimentos.

. Festival Delivery

Na tentativa de amenizar um pouco os efeitos da pandemia em São Mateus, a Prefeitura iniciou ontem (10) o Delivery Festival Gastronômico Sama & Guriri. A proposta foi trabalhada em conjunto pelas secretarias de Comunicação e de Turismo e tem 25 estabelecimentos inscritos oferecendo 50 pratos a preços populares entregues no conforto do lar. É uma excelente iniciativa, principalmente para os pequenos empreendedores que ganham maior visibilidade no cenário gastronômico mateense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here