. Renato Casagrande

O governador Renato Casagrande está sendo alvo de muitas críticas de setores políticos alinhados ao presidente Jair Bolsonaro no Espírito Santo. Esses setores batem de frente com o governador pela liderança que vem exercendo no enfrentamento à situação de emergência provocada pelo novo coronavírus.

 

. Renato Casagrande II

Casagrande não está omisso na crise desta pandemia. Tem feito esforços em ampliar a oferta de assistência médica aos infectados de covid-19 e mantém diálogo com o setor empresarial para definir as medidas de graduação do funcionamento das atividades econômicas. Erra por ainda não ter cumprido com a promessa de adesão do Banestes à operação das linhas de crédito do BNDES para financiamento mais barato às pequenas e médias empresas, assim entendidas aquelas com faturamento anual superior a 360 mil reais e inferior a 10 milhões de reais. Erra também por concentrar algumas medidas de apoio à população apenas na Grande Vitória, esquecendo-se do interior, onde moram cidadãos com os mesmos direitos dos da região metropolitana capixaba.

 

. Sebrae-ES

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o Sebrae-ES está intensificando o apoio às pequenas e microempresas capixabas. Para isso elaborou um programa de consultorias tecnológicas, temáticas e de divulgação dos negócios. O investimento do Sebrae nesse serviço está orçado em 10 milhões de reais. Sem dúvida representa uma boa iniciativa na busca de oferecer capacitação para que as empresas possam superar os atuais desafios econômicos, que não são poucos.

 

. Sicoob-ES

Outra instituição que tem cumprido importante papel neste momento de muitas dificuldades econômicas para as pessoas e as empresas é o Sicoob-ES. Sob a liderança do presidente Bento Venturim, essa cooperativa de crédito está operando as linhas de crédito definidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferecem as melhores condições de mercado para o suporte financeiro à superação dos impactos econômicos provocados pelo coronavírus. Dessa forma, cumpre com louvor a missão social para a qual foi fundada. Parabéns.

 

. Sessões virtuais

A justificativa de ter os trabalhos legislativos prejudicados venceu o requerimento da bancada do PT e a Câmara de São Mateus rejeitou a realização das sessões virtuais por seis votos a cinco, com o voto de minerva do presidente Jorginho Cabeção. A vereadora Jaciara defendeu que, durante a pandemia do novo coronavírus, as sessões presenciais possam trazer riscos, não só aos parlamentares, mas também para as pessoas que circulam pelo plenário da casa. Ela calculou que, na sessão de terça-feira (12), pelo menos 23 pessoas acompanhavam os trabalhos legislativos. “São 23 famílias em risco”, pontuou.

 

. Votos contrários

Já o vereador Jozail Fugulim disse que o trabalho à distância poderia não fornecer as mesmas ferramentas que os parlamentes têm à disposição fisicamente na Câmara de São Mateus, o que acarretaria prejuízos no desenvolvimento das sessões. Com a prerrogativa de desempatar a votação, o presidente Jorginho Cabeção, sugeriu, inclusive, que as sessões transcorram de forma mais ágil para evitar a exposição das pessoas por muito tempo no plenário da Câmara. No entanto, pelo calor das discussões nas últimas sessões, desejar que elas aconteçam em menor tempo parece ser algo inalcançável.

 

. Petrocity I

O diretor da Petrocity Portos José Roberto Barbosa da Silva disse ter encontrado o rumo para que o complexo portuário de São Mateus se torne, enfim, realidade. E esta direção apontada por ele é o aval do Governo Federal, por meio de um contrato de exploração assinado com o Ministério de Infraestrutura. Na avaliação do diretor, o caminho até as licenças ambientais, tanto no Iema, quanto, agora, no Ibama, está mais pavimentado.

 

. Petrocity II

Durante reunião na tarde de quinta-feira (14) no Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus, o diretor da Petrocity Portos pediu ajuda do Município para reivindicar da EDP a repotencialização da rede elétrica em Uruçuquara, onde há previsão da construção do complexo portuário. De acordo com ele, atualmente a potência da rede elétrica é de 13,8 kilowatts e o mínimo que o empreendimento pede é 69 kilowatts. O ideal, segundo o diretor, é 138 kilowatts.

 

. Petrocity III

A Petrocity Portos pediu também à Prefeitura que inclua linhas de ônibus urbano para Uruçuquara para facilitar o transporte dos futuros trabalhadores do complexo portuário quando o empreendimento sair do papel.

 

. Conceição da Barra

Com as eleições suplementares de junho suspensas pelo Tribunal Regional Eleitoral em Conceição da Barra, o prefeito em exercício Walyson Vasconcelos, o Mateusinho, que a princípio assumiria a Prefeitura por 90 dias, ganhou mais tempo à frente do Executivo Municipal. Algumas lideranças políticas do Município acreditam que, com a máquina administrava na mão por mais tempo, ele possa ganhar força nas eleições de outubro, já que é pré-candidato a prefeito.

 

. Chicão

O ex-prefeito Francisco Vervloet, o Chicão, ainda aguarda resposta para o recurso que apresentou ao presidente do TRE, um embargo dos embargos, no qual tenta reverter a decisão do Tribunal e retornar para a cadeira como chefe do Executivo. Enquanto isso, nos bastidores, o grupo político prepara terreno para uma possível candidatura dele à reeleição. Caso Chicão não consiga que o seu pleito seja atendido pelo TRE, o grupo terá de pensar em um novo candidato. O entrave nesta altura do campeonato talvez seja a escassez de tempo para construir a imagem de um candidato competitivo para vencer os adversários nas urnas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here