A estrutura da clínica-escola possibilitou a Faculdade Vale do Cricaré (FVC) acelerar a primeira etapa de vacinação contra covid-19 de trabalhadores da área de saúde em São Mateus. Coordenadora do Curso de Enfermagem da instituição, Dayana Seibert detalha que o trabalho com 25 alunos e quatro professores chegou a aplicar entre 280 e 300 doses por dia.

Dayana destaca que a participação da FVC na vacinação contra a covid-19 acontece em convênio da instituição com a Prefeitura de São Mateus, além de parceria com o Governo do Estado. Ela destaca que a faculdade está inserida no plano de contingência estadual e as ações na imunização começaram a ser discutidas em dezembro.

Enquanto o Município ficou responsável pela aplicação nos idosos e profissionais de saúde que atuam nas unidades de atenção básica e hospitais, a FVC se encarregou de imunizar os demais trabalhadores que atuam na área por meio de agendamento.

Dayana salienta que a primeira etapa, que aplicou a primeira dose do imunizante da Astrazeneca, a vacina de Oxford, já foi concluída. Mas será retomada no prazo de 90 dias da aplicação da primeira dose para a vacinação da segunda. Os agendamentos deverão ser retomados em breve.

Leia também:   Operação em São Mateus prende suspeito de homicídio

A coordenadora do Curso de Enfermagem destaca que a FVC sempre esteve envolvida em ações sociais e em benefício da sociedade mateense. Acrescenta que, além de colaborar nesta ação específica, a parceria com a Prefeitura e o Governo do Estado permite ainda “uma maior experiência profissional aos estudantes”.

Alunos e professores da Faculdade Vale do Cricaré passaram por capacitação em preparação a vacinação contra a covid-19. Fotos: Divulgação

EQUIPE CAPACITADA

Dayana destaca que os alunos e professores passaram por capacitação em preparação para a vacinação contra a covid-19. Ela explica que após o agendamento dos trabalhadores da saúde era feita uma triagem das pessoas para verificar o enquadramento nos critérios de público-alvo e de checagem de documentação. Após a triagem o profissional foi vacinado.

Ela destaca que a estrutura da clínica-escola é informatizada, o que permite que a aplicação da dose seja registrada em tempo real no sistema do Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here