Com programação iniciando na sexta-feira (19) até domingo (21), o 24º Festival do Caranguejo dos Povos Tradicionais dos Manguezais da Comunidade de Campo Grande em São Mateus terá palestras, shows musicais e degustação de caranguejos. O evento tem entrada gratuita.

A presidente da Associação de Pescadores, Catadores de Caranguejo, Aquicultores, Moradores e Assemelhados de Campo Grande (Apescama), Kelly Ramalho de Sena Monteiro, pontua que a programação da abertura “está especial”. Ela ressalta que haverá encontro dos pescadores e catadores de caranguejos com palestras com temas voltados para a educação ambiental e valorização dos catadores, pescados e produtos, com a presença de estudantes das escolas da região do Nativo de Barra Nova.

De acordo com Kelly, as palestras serão ministradas por um representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), além do presidente da Federação das Associações de Pescadores, Manoel Bueno dos Santos, conhecido como Nego da Pesca.

“Nesse dia teremos toda a discussão da classe pesqueira. Esse momento traz as características dos pescadores. Vamos apresentar o nosso produto aos visitantes, o nosso social, a nossa cultura, tradição e economia. Tudo isso será apresentado dentro do Festival do Caranguejo. Além das palestras, teremos atrações musicais durante os três dias, com várias bandas locais e da região, degustação e sorteios” – reforça.

Leia também:   Aulas de jiu-jitsu ajudam autistas a desenvolverem habilidades e interação, aponta professor

Ela ressalta que o festival é realizado pela Apescama e conta com o apoio da Prefeitura de São Mateus. “Temos por objetivo apresentar todos os nossos produtos e trazer uma valorização, do trabalhador, da mão de obra. Anos atrás o catador de caranguejo não era reconhecido, nem o produto. Com esse evento buscamos trazer os direitos da classe pesqueira valorizando toda uma classe. Hoje temos o nosso espaço e todo esse trabalho durante o Festival é para a valorização e educação ambiental para manter sempre a preservação e conservação do nosso ecossistema, do meio ambiente” – enfatiza.

 

Programação tem Santa Missa e café da manhã na abertura

A abertura do festival, na sexta-feira (19), tem início às 7h30 com acolhida e credenciamento dos participantes. Às 8h, Santa Missa de Ação de Graças, e logo após, café comunitário. Às 10h acontece o encontrão das comunidades pesqueiras e de pequenos agricultores atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em luta por reconhecimento, por direitos humanos e reparações do município de São Mateus. O almoço será servido por volta das 12h.

Leia também:   Poeta mateense versa sobre memórias e transforma histórias de vidas em poesia

À noite, a programação inicia às 19h com show de Os Irmãos Carga Pesada. Às 21h sobe ao palco o cantor Jadir dos Teclados. Às 23h é a vez de Val Silva animar o público. A banda Musical Chamego faz show na madrugada fechando o primeiro dia do festival.

No sábado (20), a partir das 9h, os participantes já podem degustar as iguarias de caranguejo na praça de alimentação Sabor do Manguezal. Os shows começam a partir das 13h com Paulo Zoeiro. Andreska Maciel se apresenta às 15h. À noite, é a vez de Eduwagner agitar o público. Às 21h a cantora Cristiane Lois Oliveira sobe ao palco e, logo depois, às 23h, é a vez de Robério e Seus Teclados. Fechando a segunda noite do festival, o som fica por conta da Banda Block Fox.

No domingo (21), a praça de alimentação Sabor do Manguezal gastronomia tradicional dos pescadores abre às 8h. E os shows começam a partir das 12h, com Ginga do Forró. O grupo Os Meninos canta a partir das 14h. O sorteio de prêmios, no valor de R$ 3 mil, está marcado para as 15h30. Didiu e Cia fecha o evento com show às 17h.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here