Como forma de homenagear personalidades físicas e jurídicas que trabalham em benefício da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, a Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), realiza a 6ª edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto nesta quinta-feira (12), no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, a partir das 10h.

De acordo com a assessoria da Feapaes, a programação terá a presença do presidente da Federação, Vanderson Pedruzzi Gaburo, e do governador Renato Casagrande, dentre outras autoridades, além dos Autodefensores Estaduais, colaboradores, usuários das Apaes e familiares.

“Este ano serão homenageados o senador Romário de Souza Faria, que tem como principal bandeira a defesa da pessoa com deficiência, Sabina Joanna Berger Uliana, pedagoga nascida em Santa Maria de Jetibá, fundadora da Apae daquele município e primeira professora pomerana do Espírito Santo, e Marlene Felisberto Fiorot (em memória), que trabalhou como professora por 30 anos e participou ativamente da fundação da Pestalozzi de Linhares e da criação da Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Espírito Santo” – detalhou.

Na cerimônia será lançada ainda a Cartilha orientativa – Programa de autogestão e autodefensoria, material estruturado com o objetivo de fortalecer o programa de autogestão e autodefensoria nas Apaes, destacando pontos fundamentais para a pessoa com deficiência intelectual como a eliminação de rótulos, o respeito à identidade própria, a autonomia e participação e a defesa dos seus próprios direitos.

“Esperamos que esse documento possa contribuir nessa direção e auxiliar a construção de espaços de participação e estímulo para o protagonismo das pessoas com deficiência intelectual”, afirma Gaburo.

“Realizado anualmente desde 2014, o prêmio leva o nome da professora Maria Luiza Dadalto, que se dedica há mais de 50 anos à causa apaeana no Estado. Ela contribuiu para a criação de Apaes e para a fundação da Feapaes, e, até hoje, atua com dedicação em prol da pessoa com deficiência intelectual e múltipla” – registra a assessoria da Federação.

MOVIMENTO APAEANO NO ESPÍRITO SANTO

Fundada em 1992, a Feapaes é uma instituição sem fins econômicos, voltada para a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e para a atuação sustentável das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) no Espírito Santo e demais filiadas, formando juntas o movimento Apae-ES.

A instituição desenvolve ações de defesa e garantia de direitos, promoção da cidadania, assessoramento, formação e capacitação na área da deficiência intelectual e terceiro setor, articulação no âmbito das políticas de assistência social, educação, saúde, outras políticas transversais, estudo e pesquisa, congregando 42 instituições filiadas em 39 municípios do estado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here