Os estudantes do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), instituições localizadas no Bairro Litorâneo, têm convivido com ônibus urbanos de transporte coletivo superlotados. A Rede TC recebeu relatos do problema, apontando que teve ocasião de mais de 80 pessoas dentro de veículo, cujo percurso passa pela BR-101. Um ato de protesto foi registrado no dia 19, o que gerou uma reunião de universitários com a Viação São Gabriel.

Os estudantes enviaram foto de superlotação em ônibus, que trafega pela BR-101. Foto: Divulgação

Presidente do Diretório Acadêmico do Ceunes, a estudante Lorena Barros de Mattos confirmou os relatos de ônibus superlotados. Conforme disse, o ônibus do horário de 22h30, que sai do campus do Ceunes para Guriri, estava tão lotado que, numa situação inimaginável, três estudantes não conseguiram entrar no dia 18. O fato gerou uma manifestação no dia 19, à noite. Lorena detalha que os acadêmicos não deixaram o ônibus desta linha sair e após a chegada da Polícia Militar, por volta de 23h30, foi liberado com a Viação São Gabriel se comprometendo em participar de uma reunião.

Leia também:   Policiais são alvos de tiros de submetralhadora em Pedro Canário
No dia 19, os estudantes realizaram um protesto, não deixando um ônibus sair do Bairro Litorâneo. Foto: Divulgação

A presidente do Diretório Acadêmico detalha que teve uma reunião na quinta-feira (21), onde a Viação São Gabriel disse que realizaria uma pesquisa com os estudantes para identificar os horários das superlotações e melhorar o serviço prestado. Além disso, ela frisa que a concessionária já começou a enviar mais um ônibus no horário de 22h30 para Guriri. No entanto, Lorena aponta que ainda são registradas lotações.

De acordo com os estudantes, os ônibus também ficam superlotados nos turnos matutino e vespertino. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

O problema, segundo Lorena, também acontece nas linhas do Ceunes e Ifes para o Centro e para o Bairro Aviação. A presidente do Diretório Acadêmico salienta que o protesto se originou nos horários do noturno, mas recebeu relatos de superlotações durante o dia, inclusive no ônibus que sai de Guriri às 12h10 para o Ceunes.

Lorena ressalta que a Viação São Gabriel se mostrou flexível com as reivindicações dos alunos. Eles decidiram aguardar o trabalho de pesquisa, que disse ter começado segunda-feira (25). Contudo, adianta que caso o problema não seja resolvido os acadêmicos realizarão mais protestos. Os estudantes pedem também uma linha do Bairro Aroeira para o Ceunes. O problema da superlotação também foi abordado pelo vereador Carlos Alberto Gomes Alves na Câmara de São Mateus. A Rede TC tentou ouvir o legislador, mas a ligação não foi atendida e mensagem de aplicativo não foi respondida.

Leia também:   Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

SÃO GABRIEL

Em nota assinada pelo analista de Sistema e coordenador de Qualidade, Francisco Passon Chieppe, a Viação São Gabriel relata que mantém o diálogo com as instituições Ufes (Ceunes) e Ifes, “buscando a melhoria contínua dos serviços prestados, com o objetivo de atender a população em geral da melhor forma possível”.
A concessionária afirma ainda que, em reunião realizada no Ceunes, foram expostas possibilidades e reivindicações por parte dos usuários de transporte coletivo de passageiros, ficando acordado entre a Viação São Gabriel e os representantes dos alunos universitários, um acompanhamento de horários e linhas.

3 COMENTÁRIOS

  1. ENGRAÇADO RECLAMAM DE ÔNIBUS LOTADOS PORÉM ELES EMBARCAM EM VEZ DE IR PRO FUNDO DO ÔNIBUS FICA DO MEIO PRA FRENTE, NÃO CHEGAM PRA TRÁS. E OUTRA TEM ÔNIBUS DIRETO PRA ELES FICA EMBARCANDO EM OUTRA LINHA ATRASANDO A VIDA DE TRABALHADORES QUE ALGUMAS SEMANAS ATRÁS ESTAVAM CHEGANDO ATRASADOS EM SEUS SERVIÇOS TEVE DIA QUE HORÁRIO DE PICO DA MANHÃ TEVE 8 IFES UFES TODOS LOTADOS ALÉM DO LITORÂNEO QUE NEM PAROU NO PONTO! DEVERIAM SE CONSCIENTIZAR JÁ QUEM TEM LINHA PRÓPRIA EMBARQUE NELAS E PEÇA REFORÇO, ALÉM DE OCUPAR MAIS O FUNDO DO ÔNIBUS E DESAFOGAR AS PORTAS DE DESEMBARQUE POIS COMO SÃO PRATICAMENTE OS ÚLTIMOS A DESCEREM ATRAPALHAM QUE DESSE NOS OUTROS PONTOS DURANTE O TRAJETO!

  2. RECLAMAM DE ÔNIBUS. MAIS EM VEZ DE IR POR FUNDO FICAM DO MEIO PRA FRENTE ATRAPALHAM O DESEMBARQUE DOS OUTROS PASSAGEIROS POIS FICAM NAS PORTAS JÁ QUE SÃO OS ÚLTIMOS A DESCEREM. AS VEZES DEIXAM DE PEGAR A PRÓPRIA LINHA PARA PEGAR OUTRA. TEVE DIAS ATRÁS QUE TEVE 8 IFES UFES O LITORÂNEO NEM PAROU NO PONTO O QUE ACABOU PREJUDICANDO TRABALHADORES QUE CHEGARAM ATRASADOS EM SEUS SERVIÇOS. SE OCUPASSEM MAIS OS FUNDOS , NÃO FICASSEM EM PORTAS E TAMBÉM PEDINDO REFORÇO EM SUAS LINHAS NOS HORÁRIOS DE PICO OUTROS USUÁRIOS AGRADECEM!

  3. Quem paga pode ficar onde é permitido dentro do ônibus, respeitando o local dos idosos e deficientes. Se esta num ponto em que os passageiros precisam ir pro fundo é porque está SUPERLOTADO. A concessionária que deve fornecer mais ônibus, afinal presta serviço público. E o usuário mesmo que for descer em um ponto afrente é direito dele escolher qualquer linha e ninguém tem nada a ver comisso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here