Estudantes da Escola Municipal Benedito Caulit Figueiredo, antiga Emef Guriri, participaram da queima de cerâmica do projeto de extensão conduzido pela artista plástica e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Shila Joaquim.

De acordo com ela, é a primeira vez na história do Município que a queima de cerâmica acontece numa escola municipal. Nesta quinta-feira (4) foi realizada uma exposição na escola com as peças produzidas pelos estudantes. Além de apresentarem as peças, os alunos também interagiram com os visitantes.

“Fazer cerâmico: arte campesina e prática pedagógica transdisciplinar é uma pesquisa acadêmica que conta com a orientação da professora doutora Andréa Brandão Locatelli.  A pesquisa, em seu viés de ensino, defende a prática da cerâmica como ambiente e elemento integrador de saberes dentro das escolas.

O trabalho acadêmico vai além dos limites da universidade e propõe, desde 2021, através de oficinas formativas, o retorno do fazer cerâmico para a região campesina de São Mateus” – destaca Shila Joaquim, em mensagem enviada à Rede TC de Comunicações.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

Segundo a artista plástica, desde novembro de 2021 ela vem percorrendo escolas e realizando oficinas de modelagem para estudantes da rede pública municipal. “Em abril de 2022, em parceria com a equipe da Emef Guriri, a pesquisa consegue ir da modelagem à queima, finalizando com a exposição dos trabalhos produzidos pelos estudantes”, afirma.

“O corpo expositivo é composto por argilas de São Mateus, cores da terra, objetos utilitários e decorativos de cerâmica. São os estudantes que explicam aos visitantes o processo e sentido das peças expostas. A parceria tenta incentivar a autonomia e protagonismo dos jovens e potencial do fazer cerâmico em seu aspecto de tecnologia de conhecimento com potencial de unir ancestralidade e tecnologia” – complementa.

Leia também:   Produtores rurais de Nova Verona recebem caminhão e secador de café da Prefeitura

A exposição acontece na escola, na Rua Nova Venécia, lado sul, entre 8h e 16h desta quinta-feira (4).

 

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here