No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil –12 de junho–, nesta segunda-feira, estudantes de várias escolas da rede municipal de ensino ganharam as ruas de diversos bairros mateenses com cartazes, faixas e bandeiras.

O objetivo da ação é para chamar a atenção sobre o assunto e marcar a data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho –Agência Especializada da ONU– em 2002 quando foi apresentado o primeiro relatório global sobre o tema.

Estudantes da Escola João Pinto Bandeira fizeram passeatas nesta segunda-feira nos arredores do Centro de Vivência, no Bairro Carapina.
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

Nos dias que precederam as passeatas, os alunos desempenharam atividades pedagógicas internas, como produção de textos e oficinas de catavento, que é o símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo. O catavento de cinco pontas coloridas –azul, vermelha, verde, amarela e laranja– tem o sentido lúdico de expressar a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes.

 

MPT

“A rede municipal de ensino mantém com o Ministério Público do Trabalho (MPT) uma forte parceria em prol do Combate ao Trabalho Infantil, tema já incorporado ao calendário escolar. O engajamento se dá através do projeto MPT na Escola, que é sucesso inclusive fora do País: foi reconhecido pelo site oficial do Vaticano como exemplo de política pública para o público infanto-juvenil” – destaca a Secretaria de Comunicação.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

CONCURSO

Prefeitura e MPT realizam todos os anos o concurso do projeto que premia, em três categorias, produções literárias ou artísticas com temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.

“O Edital da edição 2023 já está disponível na Secretaria de Educação, com todas as instruções e prazos para inscrição dos trabalhos vencedores em cada escola, e o evento da premiação está agendado para o dia 31 de outubro” – complementa a Prefeitura.

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here