Desde 2019 a Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria de Saúde, investe em políticas públicas ligadas diretamente à qualidade de vida de pacientes, principalmente daqueles com menor condição socioeconômica. Nestes quatro anos, foram entregues, por exemplo, cerca de 300 cadeiras de rodas, sendo quatro motorizadas, a pessoas com deficiência (PCDs) residentes no Município.

A Secretaria de Comunicação detalha que os recursos para este fim são destinados por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA) do Município. Além de cadeiras de rodas, também são distribuídas cadeiras de banho, camas hospitalares e outros itens, devolvendo importante parcela da qualidade de vida aos pacientes.

“Enquanto alguns associam a Saúde Pública apenas à prevenção –vacinação, vigilância ambiental e afins– e ao tratamento, que vai da consulta médica à prescrição de medicamentos e terapias, a Prefeitura de São Mateus investe também em políticas ligadas diretamente à qualidade de vida dos pacientes, principalmente daqueles com menor condição socioeconômica” – enfatiza o prefeito Daniel Santana.

Das ações, ele destaca as que integram programas como o Ver Bem, Viver Melhor, onde os pacientes recebem consultas oftalmológicas e os óculos de forma gratuita da Prefeitura, e ainda o Melhor em Casa, em que o paciente recebe cuidados de enfermagem na residência dele.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

“Temos um olhar diferenciado para aqueles que mais precisam do poder público e, para isso, contamos sempre com as parcerias com o nosso governador Renato Casagrande, com a Assembleia Legislativa, através do presidente deputado Marcelo Santos, e com a bancada federal capixaba em Brasília, que tem como líder o deputado federal Da Vitória” – destaca o prefeito.

“Proporcionar melhores condições de mobilidade a uma PCD é contribuir para a saúde mental do paciente, o que traz ganhos sensíveis à saúde como um todo. É qualidade de vida” – afirma o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Follador.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here