São Mateus – O edital para a contratação de empresa para a conclusão da duplicação da Rodovia Othovarino Duarte Santos, a Rodovia de Guriri, foi aberto na terça-feira (6) e já possui seis empresas concorrentes. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira (9) pelo diretor-presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio de Freitas, quando foi liberado o tráfego de veículos na duplicação da ponte sobre o Rio Preto. Em coletiva de imprensa, ele explicou que a cerimônia não se tratava de uma inauguração porque as obras no local ainda deverão continuar por pelo menos mais 180 dias. Segundo Freitas, ainda faltam concluir alguns detalhes da construção, além de adequar

os acessos para o Bairro Rio Preto com a instalação de dispositivos de segurança. Com as presenças dos prefeitos Marcos Guerra (Jaguaré), Davi Ramos (Vila Valério) e André Fagundes (Nova Venécia), e demais autoridades, Freitas afirmou que, a princípio, o objetivo era liberar o tráfego nas pistas duplas em ambos os sentidos antes dos festejos de fim de ano, no entanto, houveram atrasos pontuais. Ele explicou ainda que a duplicação da ponte está sendo liberada neste momento para facilitar o acesso à Ilha de Guriri neste período de Carnaval.

CONCLUSÃO DA DUPLICAÇÃO

Freitas detalhou que a obra na Rodovia de Guriri consiste em um projeto que contempla cerca de 12 quilômetros, sendo 4,4 km de duplicação no trecho entre o Centro de Vivência Amélia Boroto e o Bairro Pedra D’Água, mais 2,8 km de reabilitação, sem duplicação, da ponte sobre o Rio Mariricu até a rotatória da área central de Guriri, com construção de acostamentos, pistas para pedestres e ciclista, além de baias e abrigos para ônibus. Além disso, também estão contemplados outros 1.900 metros no trecho entre o Centro de Vivência Amélia Boroto até a BR-101. Segundo ele, neste trecho, para quem segue de Guriri sentido BR-101, o fluxo de veículo será invertido na Avenida Monsenhor Guilherme Schmitz. “Nós vamos dar sentido correto a essa via que, a partir daí, vamos seguir reto no sentido até a BR-101, e o binário fazendo o inverso, de forma correta, vindo da BR-101 para Guriri” – explicou. Segundo ele, também foi incluído no projeto um trecho de 2,7 km da Estrada do Nativo, a ES-315, concluindo a pavimentação asfáltica até o Bairro Pedra D’Água. Ele explicou também que dentro deste pacote também está incluído um viaduto no Bairro Pedra D’Água. “Está publicado, tem seis empresas na concorrência e muito em breve nós daremos resultado desse certame e poderemos assinar um contrato para que nós tenhamos início dessas obras ainda esse ano. Com essas obras, mais de R$ 1 bilhão estão sendo investidos aqui nessa região, mais precisamente aqui no município de São Mateus” – frisou.

 

Apresentação do projeto do contorno de São Mateus será no dia 26, em Guriri

 

São Mateus – O diretor-presidente do DER-ES, Freitas, adiantou que o projeto do Contorno de São Mateus, ligando a BR-101 à Ilha de Guriri, será apresentado no dia 26. Na manhã desta sexta-feira ele frisou que o processo está adiantado e que o contorno é uma alternativa para o acesso à Ilha de Guriri. “A gente vê claramente aqui no município de São Mateus que há tempos já precisava ter pensado nesse contorno dado à alta trafegabilidade de Guriri para São Mateus e de São Mateus para Guriri. Cresce quase que visivelmente a população, o apreço das pessoas por morar em Guriri, e nós tínhamos uma via de mão única que o governo Renato Casagrande nos deu a oportunidade de ter a metade desse trecho em duplicação, e agora está contratando a conclusão” – disse. Segundo ele, a empresa Ápia é a responsável pelo projeto do contorno e está fazendo o licenciamento ambiental para começar as obras ainda neste ano. Ele detalhou, mais uma vez, que o contorno iniciará na BR-101, logo depois do local onde está sendo construído o Complexo de Saúde do Norte, no sentido Vitória, passando pela ES-315 na altura da SM-8, onde será construída uma ponte, alcançando a ES-010, a Estrada da Barra Nova, retornando até a altura da ponte sobre o Rio Mariricu, onde será construída uma segunda ponte. Ele afi rma que no total serão 24 km de extensão.

 

MACRODRENAGEM

Freitas destacou ainda que o governador Renato Casagrande contratou a macrodrenagem de Guriri para ser feita em três etapas. Segundo ele, a primeira já havia sido contratada. “Depois que nós contratamos a primeira etapa, veio um dilúvio e nós pudemos ver a situação com o que fi cou [Guriri], o que mostrou para o governo como um todo que nós precisamos de um esforço maior e que pudesse contemplar Guriri na sua totalidade”. O diretor do DER-ES afirmou que o governador voltou atrás, contratou outra parte dos projetos, que está sendo revisado para atender o Balneário. “Agora, com a macrodrenagem moderna, inclusive com estações de bombeamentos totalmente modernas”. Segundo ele, as obras serão contratadas neste ano. “Para que nós possamos dotar Guriri de alta infraestrutura e ficarmos livres dessas cheias que provocam tanto impacto e que incomodam os moradores e os turistas” – complementou.

 

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