A manhã desta quinta-feira (18) foi festiva no Salão do Júri no Fórum Desembargador Santos Neves em São Mateus. A equipe da 3ª Vara Cível se reuniu para homenagear a servidora Disney Santanna Bastos Motta, que completou 75 anos de idade, dos quais 35 são dedicados ao serviço público.

De acordo com Disney, nesta sexta-feira (19), ela já deveria se aposentar e não retornar mais ao trabalho. No entanto, preferiu não se desligar totalmente da atividade laboral.

“Pedi para a juíza [Aline Tinôco, titular da Vara da Família] para trabalhar como auxiliar. Vou continuar o meu trabalho como voluntária, 4 horas por dia, como se fosse uma estagiária. Não quero me desligar totalmente porque sei que vou sentir muito. Gosto de trabalhar. Como vou continuar nesse formato, não vou sentir muito por poder continuar um pouquinho mais” – detalha.

“Aqui [no Fórum estadual], todo mundo é família, um pelo outro. Minhas colegas de trabalho são muito boas, apesar da minha idade já avançada, elas são ótimas para mim. É muito bom trabalhar na Vara da Família” – afirma.

Leia também:   Harpia representará o norte do Estado no Campeonato Capixaba Feminino de futebol

Disney relata que nesses 35 anos trabalhou com dez juízes diferentes e que muitas mudanças ocorreram no formato de trabalho nesse período. “Antigamente trabalhávamos com o papel, escrito à mão ou na máquina. hoje temos computador, o que nos ajudou muito. Tudo era passado manualmente. Quando tinha uma sentença, eu precisava passar para o livro por escrito. Essa mudança facilitou demais” – frisa.

Segundo Disney, ela começou a atuar na área judiciária em janeiro de 1986 como escrevente juramentada, cargo que atualmente é chamado de analista judiciário, no cartório da 3ª Vara Cível, com escrivania, tabelionato e protesto. “O cartório foi desmembrado em 1996 e fomos trabalhar no Fórum na Vara da Família. Na época, quando desmembrou, o juiz era o doutor Antônio Carlos Facheti” – lembra.

Além dos servidores da Vara da Família, também participaram da homenagem a juíza Aline Tinôco e o juiz Alcenir José Demo.

Leia também:   Anunciada a conclusão de praça no Bairro Boa Vista

 

Momentos marcantes

 

Em 25 anos trabalhando no Fórum estadual, Disney conta que colecionou histórias e amizades que traz na memória e no coração. Segundo ela, foram momentos marcantes, como as ajudas com alimentação às pessoas da zona rural porque tinham algum processo no Fórum e não tinham recursos para pagar uma refeição, ajuda com transporte, além dos processos de interdição com doentes.

Aos que estão chegando agora, iniciando a carreira na área, ela deixa um recado importante: “Tenham humildade para entender e cuidado, principalmente, com os pobres que são os mais necessitados”, frisa.

É claro que a homenagem realizada nesta quinta-feira é um desses momentos marcantes por ter sido “muito feliz” como ela mesma descreve: “Fiquei muito feliz com a homenagem que fizeram. Foi muito bom. Como disse para eles, não merecia tanto. Foi maravilhosa a festinha” – reforça.

Dona Disney é casa com Edimilson Bastos Motta. O casal tem três filhos, sendo duas mulheres e um homem, além de quatro netos. A filha mais velha decidiu seguir os passos da mãe na área da Justiça e atua como advogada. A servidora mora no Centro e é natural de São Mateus.

Leia também:   GURIRI ROAD FEST: Encontro dos motociclistas começa nesta quinta com show de rock em Guriri

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here