O Sol voltou a brilhar com muita energia nos primeiros dias de 2023, diferente do período de quase dois meses completos com chuvas acima do normal no final do ano que passou. Com isso, o Astro Rei está fazendo a alegria de turistas e ambulantes de Guriri.

Com os dias ensolarados e mais vibrantes de Verão, a expectativa é que Guriri tenha uma boa temporada de veraneio neste ano.

Após o Réveillon, período que teve maior fluxo de turistas no Balneário, a Ilha segue movimentada, inclusive nos dias do meio da semana.

Nas areias douradas da praia da área central, as irmãs Maria de Fátima Santos Oliveira e Ivanir Alves de Oliveira, do Rio de Janeiro, curtem as belezas naturais de Guriri. Elas estão no Município também para visitar familiares.

Nas areias douradas da praia da área central, as irmãs Maria de Fátima Santos Oliveira e Ivanir Alves de Oliveira, do Rio de Janeiro, junto com demais familiares que moram em São Mateus, curtem as belezas naturais de Guriri até domingo.

“Eu gostei do espaço, é bem legal. Estou gostando muito. Quero aproveitar até o último dia. Como vamos sair logo para pegar o avião em Vitória, vou tentar aproveitar bastante. Conhecer gente diferente é ótimo. Ontem [quarta-feira] passamos o dia todo na praia. À noite, saímos para frequentar os bares do centro [área central de Guriri]” – frisa Maria de Fátima.

Ivanir Alves complementa que elas chegaram na quarta-feira e devem retornar ao Rio de Janeiro no domingo (8). E afirma que pretendem aproveitar a Ilha além das praias. “Mal chegamos e já nos indicaram um forró. Quero conhecer as casas de show, bares, aproveitar tudo que o pessoal está indicando. A gente gosta muito da gandaia” – brinca.

Para a anfitriã, Valquíria de Oliveira, que é quem está hospedando as irmãs em casa no Bairro Aroeira, é uma alegria tê-las por perto para poder apresentar São Mateus e os encantos de Guriri. “Está sendo maravilhoso receber essa galera animada. É uma demanda muito grande porque elas não sabem o que querem, mas estou fazendo os gostos. Está tudo ótimo” – ressalta.

Leia também:   Reunião define reintegração de posse de fazenda em São Mateus para o dia 30

Tranquilidade e mar calmo 

Edilene, Raquel, Sara, Vinicius, Renata, Saulo e Genadir viajaram 13 horas para chegar ao balneário de Guriri. O ponto de encontro para a partida foi em Lagoa Santa, Minas Gerais, já que parte do grupo saiu de Belo Horizonte e outra de Ravena, Sabará.

Pela quarta vez, a família de Renata Pereira viajou 13 horas de Minas Gerais até o balneário de Guriri: “O lugar é tranquilo e o mar calmo é ótimo para quem tem crianças”.

Renata Pereira Rezende detalha que a família chegou em Guriri na terça-feira (3) com previsão de ficar até o dia 14. “É a quarta vez que a gente vem para cá. Gostamos muito de Guriri. O lugar é tranquilo e o mar calmo é ótimo para quem tem crianças” – enfatiza.

“Espero que seja tão bom quanto nos anos anteriores. Nós ficamos com a expectativa do tempo melhorar, acompanhamos os problemas com os alagamentos, mas acreditamos que vai melhorar. Estamos aqui e vamos aproveitar bastante” – complementa.

Ela relata que é a primeira vez que a sobrinha Sara, de três anos, visita Guriri. “O mar é tranquilo e também tem outras opções para as crianças, como trenzinho, pracinha com brinquedos. Nós gostamos dessa área central de Guriri onde tem os bares” – reforça.

Mateense também curte a Ilha

Mateense também ama aproveitar o Sol, ativar a melanina, aproveitar a folga e, porque não, colocar a marquinha em dia. Esses são alguns dos motivos que levam Maria Moraes e a nora Fernanda Silva, junto com as amigas Isabela Silva e Jucelina Maria da Silva, a não abrirem mão da praia de Guriri.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus
Mateense também ama aproveitar o Sol de Guriri, como Maria Moraes e a nora Fernanda Silva, junto com as amigas Isabela Silva e Jucelina Maria da Silva.

“É o lugar preferido, então a gente aproveita. Geralmente venho para Guriri nas folgas e também nas férias. Espero aproveitar o Sol porque fiquei muito tempo parada. A expectativa para este Verão é muito boa, com certeza, não só para mim, mas para todos” – frisa Maria Moraes.

Moradora do Bairro Forno Velho (Cohab) e frequentadora assídua de Guriri, ela observa muitos turistas frequentando a praia. “Hoje [quinta-feira], sendo dia de semana, está um movimento bom. Creio que tem muita gente de fora porque Guriri recebe muitas pessoas de outros estados, de Minas, da Bahia e outros lugares. Sei disso porque trabalhei em pousada aqui. Por ser muito tranquilo, o turista pode sair, almoçar em bons restaurantes, curtir a praia e por aí vai. Isso atrai os turistas” – reforça.

 

” A EXPECTATIVA É VOLTAR COM TUDO”

Ambulantes animados com o retorno de uma boa temporada

Após vários anos de muitos desafios, como desastres ambientais –lama da Samarco, óleo nas praias–, pandemia do novo coronavírus e de dois meses a fio com muita chuva –novembro e dezembro de 2022–, a expectativa de vendedores ambulantes é de retomada de uma boa temporada de veraneio em Guriri.

A equipe da Barraca do Jorginho está animada para este Verão. Após o período chuvoso que impossibilitou o trabalho na praia, as atividades foram retomadas no início de janeiro. “Fiquei semanas sem vir trabalhar” – relata Emile Souza Ferreira, que trabalha na barraca há três verões.

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

“A expectativa é voltar com tudo. Espero que a praia encha. A gente recebe muita gente de Belo Horizonte, de várias cidades de Minas Gerais e também temos muitos clientes de São Mateus” – complementa.

Ivone Ladeira Paternoste, da Barraca Tônutei, relata que não teve como trabalhar no período chuvoso, voltando com as atividades apenas no dia 31 de dezembro. Para ela, nos dois primeiros dias do ano, a praia ficou cheia e as vendas foram dentro do esperado.

“Guriri sempre fica cheio com Sol ou sem Sol. Antigamente, antes de ter o calçamento, o pessoal saia com sapato na mão, roupa branca, para chegar na frente da praia, lavar o pé e calcar o sapato novamente. No Réveillon, o balneário sempre enche de gente. Minha expectativa é voltar ao patamar de anos anteriores e vamos voltar. Eu vou voltar!” – acredita.

No Point do Minduim, Marlene Roque do Amaral vive realidade similar a de outros barraqueiros que trabalham na praia de Guriri. “Nos dias de chuvas não trabalhamos. Ficamos em casa sem trabalho, sem renda, sem nada. Voltou o Sol, voltamos a trabalhar”.

Ela observa que nos três primeiros dias do ano, as vendas foram muito boas. “Ontem [quarta-feira], teve uma baixa. Acredito que é porque muitas casas deixaram de ser alugadas por conta das chuvas. Normalmente, janeiro todo, de segunda a segunda, não acontece nenhuma baixa. Espero que aos finais de semana o bom movimento se mantenha” – frisa.

Vendedores ambulantes que atuam em Guriri, como Ivone Ladeira e Marlene do Amaral, têm expectativas de praias movimentadas neste Verão.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here