Conscientizar a população para a importância do rim na saúde humana e reduzir a ocorrência de problemas de saúde ligados às doenças renais. Esse é o objetivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando, em 2006, criou o Dia Mundial do Rim. A data é celebrada na segunda quinta-feira do mês de março, que neste ano se comemora hoje.

Para entender um pouco mais a importância da saúde do rim e como prevenir doenças renais, a Rede TC de Comunicações entrevistou a médica nefrologista, especialista em problemas renais, Juliana Feiman Silva. Ela atua na Unidade de Terapia Renal Substitutiva de São Mateus (UTRS), empresa privada que funciona ao lado do Hospital Estadual Roberto Silvares.

De acordo com Juliana, o rim é um órgão fundamental para o corpo humano. Responsável pela filtragem de substâncias e nutrientes presentes no organismo, além de atuar controlando a retenção de líquido, pressão e anemia. “A doença renal crônica é a perda lenta e gradual das funções renais. Quando não identificada e tratada, pode levar à paralisação dos rins. O diagnóstico é fácil e não deve ser negligenciado, podendo ser realizado através da dosagem de creatina, ureia e exame de urina (EAS)”.

Leia também:   Fake news prejudica vacinação contra a dengue no ES, afirma subsecretário estadual da Saúde

 

A nefrologista Juliana Silva destaca que a prevenção de problemas renais pode proporcionar uma vida mais saudável.
Foto: TC Digital

A UTRS é referência na região Norte. Segundo Juliana, a clínica atende em média 220 pacientes por mês. Além dos moradores de São Mateus, pessoas de outros 13 municípios também recebem atendimento gratuito na Unidade. “A clínica presta serviços de hemodiálise crônica na UTRS e atendimento para pacientes agudos no Hospital Roberto Arnizaut Silvares”.

Sobre o Dia Mundial do Rim, Juliana entende que é importante celebrar a data como forma de conscientização. “É primordial conscientizar a população da gravidade e a necessidade de diagnóstico precoce, considerando a possibilidade de tratamento quando diagnosticado de forma prematura”.

Cuidados e prevenção

A médica nefrologista Juliana Feiman Silva destaca a importância da prevenção para evitar problemas renais e dá dicas de cuidados que devem ser levados em consideração e adotados para garantir uma vida mais saudável.

Juliana afirma que “o primeiro passo é prevenir o desenvolvimento da hipertensão arterial e controlar a diabetes, doenças que mais levam à insuficiência. Por isso, controlar os níveis de pressão, manter a alimentação equilibrada com baixa ingestão de sal e açúcar, eliminar hábitos como o tabagismo, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos, bem como fazer acompanhamento médico regular são ações fundamentais”.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

Para doenças específicas relacionadas aos rins, Juliana orienta que os pacientes devem ser individualizados, com ações direcionadas e seguimento regular com um médico nefrologista.

 

Foto do destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here