Mais um Dia D de Vacinação e Multivacinação, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, acontece neste sábado (22), entre 8h e 16h, em todas as salas de vacina do Município, nas unidades de saúde e também na Policlínica Municipal (US-3).

De acordo com a Secretaria de Saúde, com o objetivo de atrair o público infantil, as unidades de saúde realizam atividades infantis, como brincadeiras e até pula-pula, para incentivar a vacinação deste público-alvo. “Todas as unidades de saúde estão se mobilizando para uma maior interação com esse público infantil para atrair os pais e responsáveis para levarem seus filhos para vacinar” – detalha o secretário Henrique Luiz Follador.

Ele destaca que, num esforço para avançar na vacinação de crianças, equipes da Secretaria de Saúde também estão realizando busca ativa do público-alvo da campanha nas residências e em escolas do Município. Além disso, frisa que o Município também implementou o Dia D de vacinação uma vez por mês, sempre aos sábados, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal.

Leia também:   São Mateus se despede de Anália Calatroni Queiroz

“Estamos com uma baixa cobertura vacinal em todo o Brasil, o que não é diferente em São Mateus. Nossa meta é alcançar 95% do público-alvo e estamos com 52% dessa população imunizada. Logo, a importância desse evento do Dia D é para alcançar esse indicador o mais rápido possível, pois muitos pais e responsáveis não conseguem ir nas unidades de saúde vacinar seus filhos” – reforça o secretário.

Henrique Follador destaca que o Dia D de vacinação ocorre uma vez por mês em São Mateus, sempre aos sábados.
Foto: Divulgação

A Secretaria implementou também horários estendidos para a vacinação nas unidades de saúde, das 16h às 19h, e vacinação no Centro de Vivência Amélia Boroto de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

“A população, por saber que nós erradicamos a poliomielite há muitos anos, acredita que pode banalizar a vacinação e isso não pode acontecer porque essa barreira de proteção será quebrada e a doença poderá novamente chegar ao nosso território vitimando ou deixando sequelas nas nossas crianças. Por isso, o nosso apelo a todos os pais e responsáveis para fazerem a sua parte nesse enfrentamento importante para conseguirmos proteger e garantir esse direito de nossas crianças. A vacina já existe há mais de 60 anos, é segura e protege contra a doença erradicada no Brasil há 32 anos” – frisa.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

 

OUTUBRO ROSA

Henrique Follador ressalta que a unidade de Saúde do Nativo, além da ação de vacinação, proporciona à população ações voltadas para a Campanha Outubro Rosa com distribuição de exames de mamografia, ultrassonografia e exames preventivo. Para as crianças, terá pula-pula entre outras atividades.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here