O senador Fabiano Contarato (PT-ES) apresentou, na Comissão de Relações Exteriores do Senado nesta terça-feira (19), requerimento de convocação para que o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, compareça ao colegiado a fim de prestar informações sobre a reunião ocorrida no Palácio do Planalto, no dia 18 de julho, entre o Presidente da República e diversos embaixadores, ocasião em que o sistema eleitoral brasileiro foi novamente colocado em xeque por Jair Bolsonaro.

Sem provas, o chefe do Executivo tem feito reiterados ataques às urnas eletrônicas, afirmando que houve fraude. Mesmo desmentido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro insiste em tentar desacreditar o sistema de votação brasileiro.

“Diplomatas ficaram abalados durante a reunião convocada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro. A acusação de fraude do sistema eleitoral é uma prática populista daquele que está prestes a perder as eleições, assim como ocorreu nos Estados Unidos da América sob a gestão de Donald Trump, que insuflou seus apoiadores a recusar o resultado das eleições de 2020 e a invadir o Congresso norte-americano”, frisa Contarato.

Leia também:   Bolsonaro está bem e deve ser transferido para hospital em Brasília, diz filho

O senador reitera que atacar as urnas eletrônicas significa atacar todos os princípios e instrumentos que sustentam a democracia brasileira. “Cumpre ressaltar, também, que o Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelo princípio da independência nacional, que é a liberdade e direito de exercer todas as suas atividades locais sem intervenção externa”, assinala Contarato.

Foto do destaque: Edilson Rodrigues/Agência Senado

1 COMENTÁRIO

  1. Pq esse senadorzinho, que fez um estelionato eleitoral, no ES, não convocou o ministro FACHIN, para prestar esclarecimentos, sobre um encontro que ele teve, com embaixadores estrangeiros? Já que é de exclusividade do executivo, tratar de políticas externas. Esse senador não trouxe nada de benefícios, para os pagadores de impostos, do ES.Escreve aí, esse sujeito, nunca mais se elegerá, para nenhum cargo eletivo, no nosso estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here