Por PR NEWSWIRE – Estadão Conteúdo

Estima-se que, a cada ano, 2,2 milhões de pessoas sejam diagnosticadas com câncer de pulmão no mundo1, sendo 80-85% com o tipo de câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC)2. O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer no Brasil e no mundo, com taxas maiores do que a soma da mortalidade dos cânceres de próstata, mama e colorretal3.

Neste momento, está aberta a Consulta Pública nº 125 que avalia a incorporação de medicamento para o tratamento de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC), com mutação do EGFR em estágio inicial, no Rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), para conferir acesso aos pacientes do sistema de saúde privado. 

O rol da ANS é uma lista de consultas, exames, cirurgias e tratamentos que os planos de saúde são obrigados a oferecer (planos contratados a partir de 02 de janeiro de 1999). As atualizações no rol acontecem periodicamente, e contam com a etapa de Consulta Pública para participação social4 

Com intenção curativa ao ser administrado como tratamento adjuvante do CPNPC EGFRm (ou seja, após a cirurgia), o medicamento em análise reduz pela metade o risco de morte em 5 anos após cirurgia5. Diretrizes internacionais e nacionais como o European Society for Medical Oncology (ESMO)6 e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)7 recomendam o tratamento como preferencial para CPNPC, com mutação do EGFR em estágio inicial. 

Para participar da Consulta Pública nº 125, que está aberta até 28 de fevereiro, basta acessar o link abaixo e selecionar a UAT 117:

https://www.ans.gov.br/index php/?option=com_cpgenerica&view=comentario&cp=105&n=1 25

Foto do destaque: Freepik.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here