“O conhecimento é uma maneira civilizada de resolver conflitos. A violência é um método primitivo”. Esta foi uma das mensagens que o secretário-executivo da Educação em São Paulo, Haroldo Rocha, deixou para estudantes da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), em palestra na noite de segunda-feira, na décima edição do Conecte. Ele destaca que o “Brasil vai ter que construir o processo de educação que seja capaz de educar em massa”.
Conforme explicou um dos coordenadores do Conecte, o professor José Roberto Gonçalves de Abreu, a programação volta a acontecer na FVC, depois de sete anos sem ser feita. A mais recente ocorreu em 2012. Segundo ele, o objetivo é “conectar, interligar, conhecimentos e saberes numa sociedade que cada vez mais estreita suas relações”.
Durante a palestra para estudantes de Pedagogia, História e Educação Física, que são cursos de licenciatura, Haroldo Rocha disse que os desafios na área de segurança pública estão ligados à falta de conhecimento da população e que somente a educação pode resolver os conflitos éticos no Brasil.
Ex-secretário da Educação no Espírito Santo, Haroldo Rocha citou ainda que o Brasil tem em média 120.000 homicídios por ano, cerca de 10.000 por mês. “A pessoa quando tem conhecimento sabe que uma vida saudável tem a ver com alimentação, com atividade física, com produtividade, que é a capacidade de gerar riqueza. O Brasil tem duas décadas que a produtividade só faz cair. Não vamos resolver o problema da violência, o problema ético do País, sem educar a população. Vamos ter que fazer uma educação básica de qualidade e cuidar mais dos nossos professores”.
CONECTE
A programação do Conecte, que começou no dia 10 e será encerrada nesta quarta-feira (15), envolve estudantes dos cursos de Pedagogia, História, Educação Física e Fisioterapia, sob a coordenação também dos professores Frank Cardoso e José Luiz Viana Neves e da pedagoga Juliana Romanha. Nesta quarta acontece mais palestra e o lançamento do livro As brincadeiras como prática pedagógica na educação infantil.
São Mateus–ES