Referência em população afrodescendente no Espírito Santo, São Mateus abre nesta sexta-feira (18) a programação comemorativa ao Dia Nacional da Consciência Negra, cuja data oficial é 20 de novembro, que neste ano é no domingo.

Como acontece anualmente, será realizada a solenidade de transferência simbólica da capital do Espírito Santo de Vitória para São Mateus, ato marcado para as 10h30 com a presença da governadora em exercício Jacqueline Moraes.

Secretária municipal de Cultura, Domingas Dealdina explica que a programação e a transferência simbólica da capital foram antecipadas para o dia 18 porque, além da abertura da Copa do Mundo, no domingo tem o segundo dia da prova do Enem.

Na solenidade de transferência simbólica da capital será assinado o termo de seleção fundo a fundo Patrimônio, da Secretaria Estadual da Cultura, para requalificação urbana do Sítio Histórico Porto de São Mateus. O investimento é de aproximadamente R$ 8 milhões, conforme havia adiantado o governador Renato Casagrande na semana passada durante a inauguração da nova sede da Câmara de São Mateus.

A secretária Domingas Dealdina relata que a programação desta sexta-feira, no Sítio Histórico, começa com uma café-da-manhã às 8h. Na sequência, às 8h30, tem palestra sobre Direito e Igualdade Étnico-Racial com o ex-presidente da OAB no Espírito Santo, Homero Mafra.

Às 10h, com a presença de Jacqueline Moraes, acontece a cerimônia de transferência simbólica da capital do Espírito Santo de Vitória para São Mateus. A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) também confirmou a presença do secretário Fabrício Noronha. Ainda pela manhã, às 11h, tem a entrega da premiação Benedito Meia-Légua, realizada pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos.

 

Mais atividades durante o dia

 

As atividades prosseguem durante o dia no Sítio Histórico Porto de São Mateus. Às 14h tem roda de conversa com o Coletivo de Mulheres Negras Constância D’Angola. Em seguida, às 14h30, apresentação cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Alunos da Escola Estadual Pio XII realizam atividade às 15h30.

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) faz apresentação cultural às 17h. O encerramento das atividades será com show, às 19h, da Banda Audácia D+. Durante o dia ainda acontecem exposição de arte, mostra de artesanato, outras apresentações culturais, corte de cabelo, oficina de maquiagem e penteados afros e pula-pula para as crianças.

 

Foto do destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here