Com grande expectativa popular, a segunda audiência pública para debater a proposta de Contrato de Programa a ser celebrado entre a Prefeitura de São Mateus e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) para a prestação de serviços de abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgotos acontece hoje, às 18h, no auditório da Faculdade Vale do Cricaré (FVC). Ontem, a abertura do debate aconteceu em Nestor Gomes.

A audiência desta quinta à noite contou também com a presença dos vereadores. Residentes no distrito, os parlamentares Paulo Chagas e Ajalírio Caldeira concordaram que é muito importante a participação da população na discussão deste tema. Chagas disse que é favorável que a Cesan assuma os serviços em São Mateus, porém destaca que é preciso cobrar agilidade da companhia na execução das obras prioritárias. “É sabido que a oportunidade é agora, ou nunca. A Cesan oferece um investimento que o Saae, e nem a Prefeitura, tem condições de fazer. São Mateus não pode ficar preso às amarras da falta de investimentos” – declarou o vereador.

Leia também:   Equipe de São Mateus está na final do campeonato dos comerciários

Paulo Chagas afirmou ainda que o Município está atrasado na questão do saneamento básico em relação a cidades vizinhas. “Já era pra ter acontecido os investimentos necessários no tratamento de esgotos. Temos um exemplo aqui perto, de Nova Venécia, que é Cesan. Lá eles chegaram a 80% dos esgotos tratados e aqui são apenas 7%” – argumentou.

 

MAIS DISCUSSÕES

Ajalírio disse que concorda com a audiência pública, porém, sobre a proposta de concessão para a Cesan, defendeu que é preciso haver mais discussões, tanto com a população quanto na Câmara de São Mateus.

“Não posso dizer que sou contrário. Tenho duas grandes preocupações. A primeira é resolver o problema do abastecimento de água potável. E a segunda, são vários pontos, como se vai dar certo ou errado. Só se fala em água, e o esgoto sanitário? E os funcionários? Outra questão é: também tem que discutir o abastecimento de água no interior, nas vilas, em todas as comunidades” – afirmou.

 

PARTICIPANTES

Também participaram da audiência pública em Nestor Gomes o presidente da Cesan, Carlos Alberto Linhalis, o diretor do Saae Renê Michel Kherlakian, o deputado estadual Freitas, os vereadores Carlos Alberto Gomes (representando o presidente da Câmara, Jorge Recla), Doda Mendonça, Jaciara Teixeira, Aquiles Moreira, Jozail Fugulin e Francisco Amaro (representando o prefeito Daniel Santana). Um representante da comunidade, Antônio Cosme, integrou a mesa de autoridades.

Leia também:   Polícia Militar apreende pistola após troca de tiros na zona rural de São Mateus

 

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here