Prefeito Chicão. Foto: Arquivo/TC Digital

Após conseguir no Tribunal Superior Eleitoral decisão favorável para retornar ao cargo de prefeito de Conceição Barra, Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão, diz que mudará completamente o secretariado.

A afirmação foi feita em entrevista à Rede TC de Comunicações na noite de quarta-feira (23), instantes após saber da decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou sua recondução ao cargo. “Vai ser outra administração, temos novas composições políticas no nosso grupo, temos alianças diferentes”.

 

Chicão: Alexandre de Moraes fez justiça

Nesta quinta-feira (24) pela manhã, Chicão aguardava a notificação da Justiça Eleitoral capixaba para reassumir o cargo de prefeito. A expectativa é que isso possa ocorrer à tarde.

No tempo em que ficou afastado da Prefeitura, Chicão afirma que fez uma reflexão profunda e que “acordou para a realidade”. E aproveitou para fazer um desabafo: “Muita gente que era considerada amiga passou para o lado oposto. A política é assim mesmo, se faz de momentos. Neste momento a gente vê que tem muita gente que estava do nosso lado e não estava. Política é um pouco paixão, mais ou menos como o futebol: eu sou Vasco, você é Flamengo, e a gente tem que se respeitar. Somos adversários, mas não inimigos”.

TSE determina volta de Chicão à Prefeitura de Conceição da Barra

Fazendo uma releitura dos momentos políticos, desde a cassação do mandato pelo TRE-ES até a vitória no TSE, Chicão vive a expectativa de tomar posse a qualquer instante. “Exatamente um ano, do dia 18 de setembro de 2019 ao dia 23 de setembro de 2020, passei um inferno. Por mais que a gente tenha certeza de que não cometeu ato ilícito, acaba abaixando a cabeça”.

Leia também:   Homem é morto a tiros na zona rural de Linhares

Chicão teve o mandato cassado pelo pleno do TRE-ES por unanimidade no dia 18 de setembro 2019. No dia 12 de dezembro, com uma decisão favorável do então presidente em exercício do Tribunal, o desembargador Carlos Simões Fonseca, que concedeu efeito suspensivo da cassação, foi mantido no cargo. Em 11 de março deste ano a decisão foi reformada e ele perdeu o mandato tendo que se afastar da Prefeitura.

Mateusinho volta à Câmara e mantém campanha a prefeito

A decisão do ministro relator Alexandre de Moraes, que beneficia também o vice-prefeito Jonias Dionísio, é provisória e precisa passar pelo plenário do TSE, que pode mantê-la ou derrubá-la.

REELEIÇÃO

Chicão (PSB) e Jonias (Pros) tiveram os nomes aprovados em convenções de seus partidos para concorrerem à reeleição em Conceição da Barra. Os registros das candidaturas, de acordo com o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, devem ser feitos até sábado (26).

Chicão afirma que, a partir de agora, tem dois grandes desafios importantes pela frente: “Tenho que me preparar para fazer duas empreitadas muito difíceis, administrar uma Prefeitura com bastante complicação, que eu sei que está com problemas diversos, ser candidato e tentar ganhar a eleição”.

Leia também:   Três morrem em acidente em Nova Venécia

Ele avalia que terá muito trabalho na administração municipal. “Não vou fazer o que fizeram comigo lá atrás, mas também não posso entrar como se tudo estivesse normal. Vamos ter que trabalhar muito, com uma administração muito complicada, com dívidas absurdas que estão ficando. Temos que sanear o Município até dezembro, tentar fechar as contas num final de mandato” – conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here