Crianças de 2 a 5 anos, estudantes do Centro de Educação Infantil Dois Esquilos, localizado no Bairro Vila Nova, deram exemplo de conscientização sobre os cuidados contra a dengue nesta semana, durante a culminância de um projeto elaborado pela equipe pedagógica.

Após dias de aprendizado em sala de aula, eles saíram às ruas numa ação de conscientização da comunidade externa sobre os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti.

Diretora do Ceim, Rosenilda Silva do Nascimento afirma que a ação foi planejada porque começaram a aparecer casos de dengue na escola. “E como durante a pandemia do novo coronavírus as ações de saúde estavam voltadas para a covid, decidimos elaborar um projeto e trabalhar com as crianças a conscientização sobre a dengue” – frisa.

“Idealizamos o projeto Combatendo a Dengue e contamos com o apoio da equipe da Vigilância em Saúde e Ambiental da Secretária de Saúde. Na abertura uma palestrante mostrou todas as fases dos mosquitos com paródias e histórias. Foram feitas dinâmicas com as crianças” – detalha.

Leia também:   São Mateus participa de consulta pública sobre a Lei Aldir Blanc

De acordo com Rosenilda, ainda foram feitas atividades na sala de aula para explorar o assunto pedagogicamente. “Fizemos muitos cartazes com a ajuda das crianças e depois saímos pelas principais ruas do bairro para ajudar a conscientizar a população”.

 

FAMÍLIA CONSCIENTE

De acordo com Rosenilda, a importância do projeto Combatendo a Dengue, além de todo aprendizado adquirido pelas crianças, é a repercussão em casa com os pais e demais familiares.

“A criança tem uma tendência de levar para casa tudo o que é ensinado na escola. O nosso objetivo é que, a partir dessa conscientização com as crianças em sala de aula, em casa elas divulguem e conscientizem a família para que, com o auxílio dos pais, coloquem prática tudo que aprenderam”.

Rosenilda destaca ainda o empenho dos docentes e de toda a comunidade escolar para a elaboração e realização do projeto. “Só foi possível porque professores e equipe pedagógica estavam engajados, dispostos. Tudo depende do apoio da comunidade escolar. A participação dos profissionais foi fundamental para que isso acontecesse”.

Leia também:   PRÊMIO TC EMPRESARIAL SÃO MATEUS 2024: “Precisamos manter o nosso foco na valorização dos atores locais”, afirma Márcio Castro

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here