ECO101, DE NOVO?!

A Eco101 continua prestando um péssimo atendimento aos usuários da BR-101 e gerando muitas reclamações. Não é de hoje que esta Coluna denuncia o descaso dessa empresa, que não executa nenhuma obra de duplicação da rodovia no norte capixaba. Não obstante, nesta semana, esta Coluna recebeu novas reclamações de usuários afirmando que longas filas se formam diante das praças de pedágio devido à insistência da Eco101 em manter poucas cabines atendendo, ou apenas uma, em alguns casos. De novo: até quando?

CPI DA VIAÇÃO SÃO GABRIEL

A presidente da CPI da Viação São Gabriel, vereadora Isamara da Farmácia, comunicou na reunião de quinta-feira da Comissão que recebeu no final do expediente de quarta-feira (22) a documentação solicitada à empresa. Ela afirmou que encaminhou os documentos análises dos demais membros da Comissão. Ainda de acordo com a vereadora, está encerrada a fase de solicitação de documentos e, na próxima reunião, prevista para o dia 6 de junho devido ao feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira, poderão ser apreciados pedidos para a realização de oitivas e interrogatórios no plenário da Câmara de São Mateus. Ainda segundo Isamara, após análise preliminar dos documentos, já foi possível constatar irregularidade no contrato no que diz respeito ao tempo de uso dos ônibus, constando, segundo ela, que existem veículos com mais de 14 anos circulando, quando o contrato determina prazo máximo de 10 anos.

A presidente da CPI da Viação São Gabriel, vereadora Isamara da Farmácia, afirmou na reunião desta semana que na próxima reunião, prevista para o dia 6 de junho devido ao feriado de Corpus Christi na quinta feira, poderão ser apreciados pedidos para a realização de oitivas e interrogatórios no plenário da Cámara de São Mateus. Foto: CMSM/Divulgação

INSEGURANÇA

São inúmeras as denúncias e flagrantes de problemas causados por ônibus da Viação São Gabriel. Nesta semana, um leitor informou que um veículo apresentou defeito e colidiu com a fachada de uma residência. Outro disse que um veículo teria tido um princípio de incêndio, com alguns passageiros tendo que pular a janela para desembarcar do ônibus. Também há inúmeras denúncias de veículos quebrados e que deixam os usuários na mão, ou mesmo que nem passam nos pontos, além dos constantes atrasos em determinadas linhas. Pelo visto, a CPI da Viação São Gabriel terá muito trabalho.

ELEIÇÃO EM VITÓRIA

A primeira reunião na terça-feira (21) anunciada para definir a definição –isso mesmo– de um nome para a disputa da Prefeitura de Vitória engendrada pelos partidos PSD, PSDB, Cidadania, PSB e União Brasil, parece que terminou sem nenhuma conclusão. As articulações, tidas em Vitória como uma terceira via, em oposição ao atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), e ao pré-candidato do PT, João Coser, reuniram ainda o MDB, do ex-deputado estadual Sérgio Borges. O cenário parecia caminhar para uma definição após a saída da disputa anunciada pelo deputado Tyago Hoffmann. Os nomes cotados como possíveis pré-candidatos desse bloco de partidos que orbitam o governador Renato Casagrande são do deputado Fabrício Gandini e do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas. Agora, os partidos falam em fazer essa definição até o início de junho. A conferir!

CRITÉRIOS

O enunciado do bloco partidário acima era definir os critérios que serão usados para a escolha do candidato do grupo. Um deles deve ser a posição nas pesquisas eleitorais, segundo o deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), que deve concorrer com o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas, da federação PSDB/Cidadania, pelo espaço de cabeça da chapa. O grupo já teve quatro pré-candidatos: Mazinho dos Anjos e Luiz Paulo, ambos do PSDB, Tyago (PSB) e Gandini (PSD). Porém, Mazinho não levou a pré-candidatura adiante e Tyago retirou o nome da disputa.

VIVOS NO JOGO

Enquanto Luiz Paulo Vellozo Lucas tenta marcar território com críticas tanto ao PT quanto à administração do atual prefeito, Gandini já enfatizou que está vivo no jogo e quer buscar o apoio do governador Renato Casagrande para a pré-candidatura, já que agora o PSB não tem mais candidato próprio. Meu nome está colocado. A gente preza para que esse grupo fique unido porque isso dá viabilidade eleitoral. E é fundamental (ter o apoio do governador)”, afirmou Gandini. O TSE garante até as convenções partidárias, de 20 de julho a 5 de agosto, o prazo para fazer essa definição.

ENQUANTO ISSO…

Enquanto isso, partidários do PL, do senador Magno Malta, estão rechaçando, mais uma vez, o rótulo dado a Pazolini como sendo bolsonarista. O próprio prefeito já havia declarado nas eleições passadas que não era candidato nem do Lula, nem do Bolsonaro, já que se descortina uma disputa acirrada entre ele e João Coser, do PT, numa referência entre uma possível polarização na capital do Estado entre o lulismo e o bolsonarismo. De outro lado, comenta-se nos bastidores que o pré-candidato do bolsonarismo em Vitória seria o deputado Capitão Assumção. Vejamos os próximos capítulos.

SEACREST PETRÓLEO

A Seacrest Petróleo, empresa petrolífera que comprou os principais ativos da Petrobras em São Mateus, anunciou nesta semana que o novo ceo, José Cotello, inicia suas atividades no dia 1º de junho. O anúncio para o mercado foi feito na terça-feira. De acordo com a empresa, Cotello possui longa experiência no setor de petróleo e gás. O último cargo foi como presidente da Ecopetrol Óleo e Gás do Brasil, onde foi responsável por supervisionar as operações da empresa na bacia do pré-sal brasileiro e na margem equatorial. Na Ecopetrol, ocupou anteriormente o cargo de vice-presidente regional em Orinoquia, na Colômbia, onde foi responsável por uma operação que aumentou a produção de petróleo onshore. Cotello também foi diretor de operações da Petra Energia e, antes disso, ocupou diversos cargos ao redor do mundo em uma carreira de 22 anos na antiga Schlumberger.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here