Destacando que o Espírito Santo pode ser um exemplo para o País no uso e importação de gás, o governador Renato Casagrande participou da abertura do Fórum Oil & Gas Week 2020 Espírito Santo, que reúne representantes do Governo do Estado, do segmento, empresas e investidores com o objetivo de criar e conectar negócios aproximando players.

Casagrande frisou que a Companhia de Gás do Espírito Santo (ES GÁS), que participa do Fórum, é uma sociedade de economia mista formalmente constituída no ano passado e que passou a ser a nova concessionária para a distribuição de gás natural canalizado no Estado.

“Nossa empresa, a ES GÁS, já nasceu com um contrato dentro das regras do mercado livre de gás e aprovamos uma lei no Estado que nos dá segurança jurídica. O Espírito Santo pode ser um exemplo e grande instrumento do uso e importação do gás para que seja uma forma de desenvolvimento de nosso Estado” – acrescentou.

O Fórum é organizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A abertura teve ainda a participação do ministro de Minas e Energias, Bento Albuquerque.

Leia também:   Homem é morto a tiros na zona rural de Linhares

Entre os painelistas, estão confirmados grandes e importantes players do setor, como as operadoras Petrobras, Shell e Equinor, além de entidades como o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), que serão mediadoras de painéis específicos.

 

FINDES

Casagrande destacou também a importância do encontro e a participação do Espírito Santo neste setor. “Queria parabenizar a Cris Samorini, presidente da Findes, por colocar o tema energia de forma mais ampla no Fórum, debatendo nossa política energética. Queremos ver cada vez mais as energias renováveis sendo difundidas e utilizadas. O gás natural é importantíssimo para nós e ouvir as empresas que atuam no Estado é fundamental. Temos um ativo da Petrobras instalado e a empresa tem outras prioridades, mas quando se atrai outras empresas que atuam em campos maduros se gera mais oportunidades aos capixabas. Buscamos sempre atrair novos empreendedores para o Estado”, apontou.

 

AMBIENTE FAVORÁVEL

Para o Espírito Santo, terceiro maior produtor de petróleo do país, o ambiente se mostra favorável para o evento, já que o mercado começa a se abrir para novas oportunidades como é o caso do descomissionamento de plataformas gerando emprego e renda para os capixabas.

Leia também:   Três morrem em acidente em Nova Venécia

O primeiro painel de debate, nesta terça-feira, contará com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento, Marcos Kneip.  “Pretendo apresentar um breve panorama sobre o descomissionamento de plataformas que movimenta uma cadeia de serviços capaz de gerar emprego e renda no Estado”, antecipou o secretário.

Outros temas abordados nos paineis serão: Infraestrutura e Novo Mercado de Gás (dia 28) e Mercado de Trabalho e Habilidades do Futuro (dia 29).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here