Apesar de o prazo para o procedimento de inserção de informações sobre eleitores e candidatos nas urnas eletrônicas, chamado de inseminação, terminar somente na sexta-feira (28), o cartório da 21ª Zona Eleitoral de São Mateus pretende concluir os serviços já nesta quinta (27). Em seguida, as urnas serão lacradas para o início dos procedimentos de logística.

As informações são da chefe do Cartório Eleitoral, Fernanda Santiago, que relatou à Rede TC que os equipamentos deverão ser levados para as 255 seções eleitorais do Município na véspera do primeiro turno das eleições, ou seja, no dia 6 de outubro. Nesta quarta (26), acompanhados por fiscais, o procedimento estava sendo feito por servidores da Justiça Eleitoral. Além das 255 urnas eletrônicas, correspondentes às seções eleitorais, a chefe do cartório adiantou que outras 25 ficarão de reserva, em caso de alguma apresentar defeito.

De acordo com Fernanda, esta semana está sendo de muito trabalho com os preparativos das eleições. A inseminação das urnas começou na segunda-feira, dia 24, e está sendo feita no local de atendimento ao público, na própria sede do cartório, que fica no Bairro de Fátima (Ideal). Ela destaca que nesta quarta-feira encerrou o prazo para solicitar a segunda via do Título de Eleitor.

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

No entanto, Fernanda informa que, até o dia da eleição, o cartório funcionará de 12 às 19 horas, exceto no dia 7 de outubro, com o plantão iniciando às 6h e encerrando após a apuração e divulgação dos resultados. Ela explica que, neste período, o cartório oferece atendimento ao público para tirar dúvidas, pagamento de multas e para emissão de certidões de quitação eleitoral. O atendimento com todos os serviços do cartório deverá voltar ao normal em meados de novembro.

BIOMETRIA

Fernanda destaca que todas as pessoas que estiverem com o Título de Eleitor regular poderão votar no dia 7. Ele afirma que em São Mateus foi feito o cadastramento biométrico de forma não obrigatória e que quem não fez o procedimento não estará impedido de votar.

 

Poluição sonora na campanha

A chefe do Cartório Eleitoral, Fernanda Santiago, afirma que os eleitores estão sendo orientados a fazerem denúncias sobre qualquer tipo de crime eleitoral, de forma online, diretamente no site do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, por meio do aplicativo Pardal. Conforme destaca, neste período eleitoral o juiz exerce poder de polícia e o responsável pela apreciação de caso a caso. Segundo Fernanda, algumas denúncias em São Mateus já estão sendo apuradas. Transeuntes têm reclamado de poluição sonora, agravada por veículos de propaganda eleitoral, no centro da Cidade, principalmente nas manhãs de sábado.

Leia também:   Reunião define reintegração de posse de fazenda em São Mateus para o dia 30

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here