Quais as propostas dos candidatos a prefeito de São Mateus para duas áreas sensíveis no Município: saúde e segurança pública? Para contribuir no discernimento dos leitores, a Rede TC de Comunicações apresenta este debate, do qual os candidatos foram comunicados previamente que as respostas estavam limitadas a 600 caracteres por assunto e que o excedente seria descartado, com tolerância para a conclusão da frase.

Dos 10 candidatos a prefeito, apenas o Dr. Mauro Peruchi não respondeu. Daniel Santana, Carlinhos Lyrio, Ferreira Júnior, Eliezer Nardoto, Hubystênio Cajá, Nilis Castberg, Laurinho Barbosa, Eneias Zanelato e Cida Negris encaminharam as respostas que estão reproduzidas a seguir.

Na próxima semana, os candidatos serão convidados a responderem sobre quais as propostas para a geração de emprego e renda e sobre abastecimento de água e saneamento básico.

 

Rede TC de Comunicações – Quais são as suas propostas para a área da saúde em São Mateus?

Daniel Santana

Daniel Santana – Quando assumimos a Prefeitura, em 2017, a Saúde do Município estava na UTI, respirando por aparelhos, e os aparelhos estavam sucateados. Humanizamos o atendimento, valorizamos os profissionais de saúde, corremos atrás de equipamentos novos e reformamos unidades de saúde. Implantamos os programas Melhor em Casa, Consultório na Rua, que cuidam de quem mais precisa: a população carente. Com o pouco que tínhamos, fizemos muito, e vamos fazer muito mais. Vamos cobrir 100% do território com o Programa de Saúde da Família, implantar o Núcleo de Saúde da Família e zerar a fila de espera para cirurgias eletivas. (…)

 

Carlinho Lyrio

Carlinhos Lyrio – A saúde é uma das principais preocupações de Carlinhos Lyrio. Valorizar os profissionais da saúde, transformar as unidades básicas do Caic, do Km 41 e de Guriri em unidade de pronto atendimento. Manter UPAs em tempo integral, 24 horas, médicos clínico geral, pediatra e ginecologista para a saúde da mulher. Iremos priorizar isto, desde o primeiro dia de governo, assim, desafogar o atendimento do Hospital Roberto Silvares e seu pronto socorro. Dar atenção especial ao suprimento de remédio em nossas unidades para atender com dignidade os nossos munícipes. O médico irá ao povo, antecipando diagnósticos e facilitando o tratamento. (…)

 

Ferreira Júnior

Ferreira Júnior – Reforma e ampliações das unidades saúde existentes, além da construção de várias unidades como no Bairro Liberdade e nos interiores do Município. Construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Guriri, região dos quilômetros e Nova Lima. A construção de um PA para atendimento 24 h na área clínica geral, pediatria, e pequenas cirurgias, com 50 leitos de internação, isto em substituição a UPA, a qual o Município doou ao estado. Criar a casa rosa, com total atendimento à mulher inclusive com mamografia 100% pelo SUS, assim as pacientes deixaram de ter que ir para Vitória. Criação da casa azul para homens. (…)

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

 

Eliezer Nardoto

Eliezer Nardoto – A melhoria nos serviços públicos de saúde passa obrigatoriamente pela humanização do atendimento. Desde a recepção nas unidades básicas de saúde até o atendimento médico, o serviço será aperfeiçoado e realizado com zelo e o devido respeito. Isso começa com a valorização do profissional de saúde que deverá receber mais qualificação, treinamento, respeito e melhor remuneração para o desempenho de suas funções. Focando a qualificação e melhora dos modelos de atenção à saúde básica, com atividades na promoção, prevenção e recuperação em saúde, realizando programas especiais para a criança, a mulher, o homem e a melhor idade. (…)

 

Hubystênio Cajá

Hubystênio Cajá – Para a Saúde de São Mateus, vamos criar PA 24 horas com dois clínicos e dois pediatras. Dentre os PAs está o da região de Nestor Gomes, que atenderá da região do Zumbi dos Palmares, Nova Verona até o KM 18. Criaremos também o centro de especialidades médicas, em pareceria com os governos Federal e Estadual, para tirarmos o descaso do nosso munícipe ter que se deslocar até Vitória, Nova Venécia ou até mesmo Colatina para fazer uma consulta com especialista. E temos muito mais para a Saúde que está no nosso plano de governo.

 

Nilis Castberg

Nilis Castberg – Ampliar a Estratégia da Saúde da Família, investir na valorização dos profissionais, instalar centros de odontologia, fisioterapia, ambulatório de ginecologia e obstetrícia e serviço de mamografia. Fortalecer a Farmácia Básica. Restabelecer o Pronto Atendimento. Criar o programa Médico em sua Casa. Reformas dos postos de saúde, aquisição e manutenção de equipamentos. Implantar a telemedicina. Instituir para gestantes o Programa Divina Mãe. Programa de atenção à saúde do homem e núcleo de atenção ao idoso. Ampliar tratamento odontológico e implantar laboratório de próteses dentárias. Construir o centro de controle de zoonoses. (…)

 

Laurinho Barbosa

Laurinho Barbosa – Contratar mais profissionais para atender melhor a população expandindo especialidades. Contratar psicólogos e psiquiatras. Restaurar as já existentes e construir unidades de saúde onde ainda não existem. Tornar os postos de atendimento resolutivos. Fazer convênios com laboratórios para agilizar exames. Implantar o programa de entrega de medicamento para idoso em casa. Manter a farmácia básica em pleno funcionamento para atender as demandas da saúde pública. Desenvolver políticas públicas voltadas ao atendimento dos animais domésticos.

 

Eneias Zanelato

Eneias Zanelato – A responsabilidade do Município é com a atenção básica na saúde, é trabalhar na prevenção. Por isso nós vamos fazer concurso para agentes comunitários de saúde para as regiões que estão descobertas. Vamos contratar médicos para um atendimento humanizado. É inadmissível ter o dentista no postinho e ele não atender porque falta material ou o equipamento está quebrado como acontece hoje. É inadmissível faltar remédio para quem tanto precisa. Vamos reunir todas as forças para termos um curso de medicina e um hospital universitário no Ceunes. Saúde da população é nossa prioridade.

Leia também:   Motorista de caminhão morre em colisão com carreta na BR-101 em Linhares

 

Cida Negris

Cida Negris – Do nosso ponto de vista, todos os setores englobados interferem na saúde das pessoas:  cultura, educação, saneamento. Mas, falando especificamente sobre atendimentos médicos e prevenções, é urgente o aumento de agentes de saúde. Aumentar e agilizar possibilidades de consultas com mais especialistas, disponibilizar recursos para exames, médico a domicílio para idosos sem possibilidades de locomoção, unidades de saúde no campo, promover qualificação no atendimento por recepcionistas nas unidades, regulamentar o cargo de condutor de ambulância, implantar programa de fitoterapia, dentre outras ações. (…)

 

Rede TC de Comunicações – Quais são as suas propostas para a área da segurança pública em São Mateus?

 

Daniel Santana – Nosso governo sempre trabalhou em parceria com as instituições do Estado, responsáveis pela segurança. Uma de nossas prioridades será o aperfeiçoamento e modernização da Guarda Municipal e a implantação da municipalização do trânsito, que está em processo avançado. Também vamos implantar o Plano de Mobilidade Urbana. Vamos reativar o Gabinete de Gestão Integrada e buscar parcerias para ampliar o sistema de videomonitoramento. Trabalhando de forma preventiva, as causas da violência serão minimizadas, por meio de ações que promovam o monitoramento da segurança com atuação integrada entre o Governo Municipal. (…)

 

Carlinhos Lyrio – A segurança pública é um dos instrumentos mais importantes de uma administração. Carlinhos Lyrio irá regulamentar a Guarda Municipal, preparando os nossos guardas para auxílio da PM no policiamento ostensivo. Ampliar e colocar em funcionamento as câmeras de vídeomonitoramento e firmar convênio com o Governo do Estado para o patrulhamento rural. Mas a segurança não se resume apenas com policiamento. Cuidar de nossa iluminação, de nossas vias de acesso e, sobretudo, trabalhar com a Secretaria de Defesa Social para se antecipar a possíveis eventos que coloquem em risco a nossa população.

 

Ferreira Júnior – Criar o Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) trabalhando em parcerias com as polícias, judiciário e MP. Aumentar o tempo de armazenamento das imagens das câmeras de monitoramento para auxiliar melhor nas investigações. Buscar montagem do cerco inteligente nas saídas estratégicas da cidade diminuindo assim o alto número de furtos e roubos de veículos. Propor aos municípios do norte o consórcio de segurança. Guarda Municipal armada apoiando a segurança nas regiões comerciais, incluindo o interior, liberando assim o policial militar para fazer o ostensivo e preventivo. Construção do portal de Guriri. (…)

 

Eliezer Nardoto – Para melhorar as condições de segurança no Município, serão tomadas as seguintes medidas: implantação da Guarda Municipal armada, com treinamento para o combate ao crime junto com a Polícia Militar; implantação do cerco inteligente, ampliando o número de câmeras de vídeomonitoramento e garantindo seu funcionamento em toda a área urbana, nas vilas rurais e rodovias do município e balneários; construção do Portal de Guriri com dependências para abrigar forças de segurança, visando à proteção de toda a Ilha de Guriri; celebrar parcerias com as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Sociedade Civil Organizada visando a melhoria da segurança. (…)

Leia também:   PF cumpre mandado no ES em combate a conteúdo de abuso sexual infantil

 

Hubystênio Cajá – Na área da segurança, iremos desenvolver e ampliar o vídeomonitoramento da cidade, colocaremos nas entradas e saídas do Município cerco eletrônico em parceria com as polícias Militar, Rodoviária Federal, para assim diminuirmos ou até acabarmos com os roubos de veículos. Criaremos efetivo da Guarda Municipal com poder de polícia, entre outros que estão no nosso plano de governo.

 

Nilis Castberg – Instituir o Projeto Pacto pela Paz, envolvendo toda a sociedade visando a redução da violência e da criminalidade. Fortalecer o Plano Municipal de Segurança. Restabelecer o GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal). Fortalecer o Conselho Anti-Drogas e o Conselho Tutelar, redobrando cuidados com nossas crianças e adolescentes. Criar a Guarda Municipal Cidadã. Municipalizar o trânsito de veículos com a criação da Guarda Municipal de Trânsito e implantação do estacionamento rotativo. Reimplantar o sistema de videomonitoramento. Implantar o monitoramento das escolas e creches. Apoiar a Sejus na ressocialização de apenados. (…)

 

Laurinho Barbosa – Apoiar Conselho Municipal de Segurança Pública. Parceria com o Governo do Estado no combate da criminalidade e tráfico de drogas no Município. Instalar câmeras de segurança nos pontos de entrada e saída da cidade, câmeras com sensores de antifurto. Manutenção e expansão de câmeras de segurança. Criar a Guarda Municipal armada. Criar a Patrulha Rural. Construir ponto de apoio para as forças de segurança próximo a cabeceira da ponte sobre o Rio Mariricu. Implementar um convênio com o Estado para o aumento de efetivo da Polícia Civil e Militar. Atuar de forma integrada com o Conselho Tutelar.

 

Eneias Zanelato – A responsabilidade pela segurança pública é dos governos estadual e federal. Mas o município pode contribuir muito na prevenção. Vamos realizar um diagnóstico da violência para criarmos um plano municipal de segurança pública com a participação da sociedade. É fundamental ações de inclusão social por meio de atividades de cultura, esporte e lazer nos bairros para envolver os jovens em atividades saudáveis. Vamos fortalecer a Guarda Civil Municipal para ações preventivas e comunitárias, principalmente na segurança escolar e no combate a violência doméstica. Vamos garantir uma boa iluminação pública. (…)

 

Cida Negris – Apoiar a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Guarda Municipal. Dar suporte a programas de combate à violência familiar. Logística e suporte ao Conselho de Segurança Municipal. Reestruturar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Estruturar, modernizar o Sistema de vídeomonitoramento e garantir o acesso por parte dos órgãos de segurança municipal e estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here