PAULO FUNDÃO, SUZART, DR. MANOEL, BADUTI, KEYDSON, JACIARA, HERIKSON, GUSTAVO MASSETE, FREITAS, DUZINHO, DOMINGUINHOS DO CAIC, CLAUDETE, CARLINHOS LYRIO, ARAGÃO E AÉCIO MATTOS APONTAM QUAIS SEGMENTOS PRETENDEM ESTIMULAR PARA GERAR EMPREGO E RENDA EM SÃO MATEUS

Quais as propostas dos candidatos a deputados estaduais para estimular a geração de empregos e renda em São Mateus? As propostas de Paulo Fundão (PTB), Marcelo Suzart (PSL), Dr. Manoel Pessanha (PRB), Manoel Baduti (DC), Keydson Quaresma (PSC), Jaciara Teixeira (PT), Herikson Locatelli (PV), Gustavo Massete (PSDB), Freitas (PSB), Duzinho (PV), Dominguinhos do Caic (PMB), Claudete Vasconcelos (Solidariedade), Carlinhos Lyrio (PHS), Andrelino Aragão (PCdoB) e Aécio Mattos (MDB) estão publicadas a seguir.

Para contribuir no discernimento dos leitores dos jornais Tribuna do Cricaré e O Mercadão, e do portal TC Online, a Rede TC de Comunicações apresentou também perguntas sobre abastecimento de água potável na Cidade, cujas respostas foram publicadas terça-feira (2) no diário Tribuna do Cricaré. Os candidatos foram comunicados previamente que as respostas estavam limitadas a 700 caracteres e que o excedente seria descartado.

 

Rede TC de Comunicações – Que segmentos devem ser estimulados para gerar empregos e renda em São Mateus? Como o senhor pretende atuar nessa questão?

 

Paulo Fundão (PTB)

Paulo Fundão – Por mais que tenhamos que impulsionar a vinda de grandes empresas para o norte capixaba, não podemos esquecer das pequenas e médias empresas. Um dos segmentos que mais cresce e movimenta a economia é justamente os empreendedores individuais. O pequeno empresário que, mesmo com pouco recurso, gera empregos e contribui com as receitas dos municípios e do Estado, além de fazer o dinheiro circular no comércio local.

 

Marcelo Suzart (PSL)

Marcelo Suzart – Educação, agricultura e empreendedorismo. Quero ser parceiro dos municípios na infraestrutura adequada no ensino inicial e fundamental. No ensino médio, quero criar políticas de meritocracia para incentivo ao educador na aplicação e avaliação do conhecimento. Propor a ampliação e distribuição das ofertas da Bolsa Sedu, alcançando maior número de municípios. Articular a vinda de mais cursos do Sistema S para a profissionalização da mão de obra urbana, industrial e rural. Propor a criação do banco de equivalente servidor do Incaper, para autonomia do instituto na reposição do quadro. Propor novos incentivos e redução da carga tributária nas operações de investimento nos empreendimentos comerciais, serviços, industriais e rurais (agroindústria).

 

Manoel Pessanha (PRB)

Manoel Pessanha – São três os segmentos importantes: Indústria, Agricultura e Turismo. Em especial, temos que agarrar a instalação do porto da Petrocity em São Mateus para alavancar a construção civil, gerando empregos na nossa Cidade. Instalação de indústrias em geral deve ser incentivada através de benefício fiscal. A indústria acelera o desenvolvimento e aquece a economia. Na agricultura, a inovação do campo deve ser promovida através de liberação de recursos para investimentos. E no turismo precisamos investir em Guriri o ano todo. O turismo precisa ser promovido como uma atividade econômica sustentável, gerando empregos e renda durante todos os meses do ano.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

 

Baduti (DC)

Manoel Baduti – Será também nossa meta melhorias nas áreas de Saúde, Transporte, Educação. Infraestrutura ao adolescente, pois são também geradores de empregos em todos os municípios. Além da ressocialização do presidiário, pretendemos incentivar a Cultura, o Turismo e o Esporte em todo o Estado, e trabalhar pela melhoria das políticas públicas, como exemplo a empresa Oxford, que capacita e emprega ao mesmo tempo.

 

Keydson (PSC)

Keydson Quaresma – O capital intelectual das instituições de ensino técnico e superior que todos os anos entregam centenas de profissionais com formação em uma variedade de áreas, mas não encontram suporte que os auxiliem no exercício da profissão. Apresentando e trabalhando para a aprovação de projetos que contemplem o financiamento para criação de incubadoras de empresas, tanto de base tecnológica, como de turismo e saúde, para que este jovem, cheio de ideias e motivado, ao finalizar o seu curso encontre amparo para gerar o seu empreendimento de materialização da sua ideia.

 

Jaciara (PT)

Jaciara Teixeira – Para geração de emprego e renda precisamos investir na vocação do Município. São Mateus é um polo educacional, uma cidade histórica e cultural, com a arte correndo nas veias do povo. Temos também uma agricultura forte e diversificada. Precisamos agregar valor e estimular esse enorme potencial. Para a instalação de novas industrias em nosso Município e região, precisamos dispor de água, energia e mão de obra qualificada. Por isso priorizar investimentos em obras de saneamento e infraestrutura é essencial. Essas obras também geram emprego e fazem a economia girar.

 

Herikson (PV)

Herikson Locatelli – Com experiência no programa de microcrédito, terei um olhar especial para aqueles empreendedores que sonham em desenvolver seu negócio para se tornar grande. Também estudarei todas as formas possíveis de incentivos fiscais que tornem o norte atrativo para as indústrias e grandes empresas. Com base no projeto de construção do porto em Uruçuquara, serei um deputado que não medirá esforços para que os municípios do norte possam capacitar a população desempregada, para torná-la competitiva com relação a possíveis vagas remanescentes do empreendimento em questão. Também serei parceiro nos investimentos em agricultura familiar a fim de reduzir o êxodo rural.

Leia também:   Poeta mateense versa sobre memórias e transforma histórias de vidas em poesia

 

Gustavo Massete (PSDB)

Gustavo Massete – Nossa São Mateus tem um nicho cultural muito forte, de grandes raízes e de conotação geográfica, que é pouco explorado. Vamos trabalhar em prol de políticas públicas de alcance estadual, pois isso vai atrair o turismo local e interestadual. Assim, o comércio local fica também estimulado por uma economia externa. Também propor estimular o turismo na Ilha de Guriri, o balneário mais badalado do norte do Estado, com um calendário fixo no ano com eventos diversos para cada gosto. Buscar mais atrativos para instalar novas empresas em São Mateus, dando mais oportunidades de emprego. E em conjunto priorizar a capacitação profissional dos jovens mateenses, com cursos e estudo de qualificação. Dar inclusão social a todas as classes vai nivelar a forma de distribuição de renda.

 

Freitas (PSB)

Freitas – Todos os setores precisam ser incentivados, sobretudo os que podem gerar oportunidades. De forma imediata, temos que retomar as obras públicas paralisadas em nosso Município e na região; atrair novos empreendimentos, como fizemos com a instalação de Oxford, Volare e Hospital Meridional; incentivar a construção civil; investir no desenvolvimento sustentável do turismo em nossa microrregião, ligando o litoral de São Mateus, Conceição da Barra e Linhares. Isso estimula a abertura de novas vagas para o trabalhador nos ramos de hotelaria, comércio e prestação de serviços. Vamos também incentivar o agro, que precisa voltar a crescer. Em julho a agropecuária fechou mais de 2 mil postos de trabalho no Estado, o que é muito triste. Precisamos reverter essa situação. (…)

 

Duzinho (PV)

Duzinho – São Mateus possui um setor agrícola bastante desenvolvido, sendo um grande produtor de café conilon, pimenta-do-reino, coco, dentre outros, além de pecuária de corte e de leite. O comércio também se destaca tanto em sua diversidade quanto no emprego de mão de obra local. O setor industrial está em início de desenvolvimento, com instalação de algumas empresas, como a Volare e a Oxford Porcelanas. Porém ainda tem muito para evoluir, principalmente em relação ao aspecto viário, portuário e aeroporto. Algo que deve ser levado em consideração é o megaporto CPSM, Centro Portuário São Mateus, que está em processo de licenciamento ambiental, para ser construído em Uruçuquara, sul de São Mateus, com investimento previsto em algo em torno de R$ 3 bilhões.

 

Dominguinhos (PMB)

Dominguinhos do Caic – Hoje, a maior atividade econômica de São Mateus é a agricultura, que sustenta a maior parte da nossa Cidade. Precisamos melhorar mais, manter uma boa relação com as empresas, para que possamos trabalhar juntos com a zona rural. Para que as empresas do Município tenham compromisso com povo mateense. Existem várias maneiras diferentes de investir, atrair investidores, para a nossa cidade caminhar e gerar empregos. (…)

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

 

Claudete (Solidariedade)

Claudete Vasconcelos – São Mateus é uma cidade histórica (474 anos) e turística, visto a nossa riqueza em praias, sendo Guriri referência nacional, destino de milhares de brasileiros todos os anos para veraneio e se encontra localizada em região estratégica para o desenvolvimento da indústria e do comércio. Além de se encontrar em área de incentivos fiscais da Sudene, também é cortada pela BR-101 e é referência em toda a região norte capixaba. Essa gama de fatores põe São Mateus na condição de município perfeito para investimento. Quero trabalhar de forma efetiva para o povo. Lutarei ao máximo para garantir que as pessoas vivam num Estado mais digno e com justiça social. Não medirei esforços, de forma ética e transparente, para trabalhar em prol de um Espírito Santo mais forte e próspero. (…)

 

Carlinhos Lyrio (PHS)

Carlinhos Lyrio –Temos um potencial enorme em todos segmentos: turístico, com nossas praias e nossa cultura; industrial, com nossa localização, porta de entrada para a Região Sudeste; agrícola, com nossa diversidade agrícola, maior produtor de pimenta-do-reino; e comercial, município-polo. Estaremos articulando com os governos estadual e municipal, para elaboração de estudos de nossas potencialidades, energéticas, hídricas, de escolas técnicas, faculdades, nossas condições viárias, nossa logística, nossa legislação e os incentivos fiscais de Sudene, para apresentar aos investidores e empresariado em geral de nosso País e de países parceiros.

 

Professor Aragão PCdoB)

Andrelino Aragão – Para melhoria da renda, o Município deve, em parceria com o Estado, executar a Agenda 20/25 e 25/30. Criar mecanismos de incentivo à agricultura familiar. Tornar o turismo e a cultura uma política de governo no Município. Aumentar o apoio a micro, pequenas e médias empresas. Fortalecimento do NAC (Núcleo de Apoio ao Contribuinte). O Município perde uma grande receita devido ao NAC deixar de oferecer assistência plena ao contribuinte. Treinamento e qualificação de mão de obra, capacitação tecnológica e criação de um programa especial para educação empresarial –o objetivo seria formar pequenos empresários nas modernas técnicas gerenciais.

 

Aécio Matos (MDB)

Aécio Matos – Pretendemos firmar parceria com os órgãos públicos no sentido de buscar incremento nas áreas de agricultura, pecuária e turismo, dentre outros. Consequentemente, isso atrairá empresas que vão gerar emprego e renda para todas as classes sociais do nosso Município.

São Mateus–ES

Leia também: Candidatos a deputados estaduais debatem abastecimento de água

1 COMENTÁRIO

  1. Por isso a cidade não elege um Deputado Estadual, pra que 15 candidatos?
    Se todos querem o melhor para a cidade o certo seriam se unir e lançar a candidatura de pelo menos 4 a 5 candidatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here