AÉCIO MATTOS, ARAGÃO, CARLINHOS LYRIO, CLAUDETE, DOMINGUINHOS DO CAIC, DUZINHO, FREITAS, GUSTAVO MASSETE, HERIKSON, JACIARA, KEYDSON, BADUTI, DR. MANOEL, SUZART E PAULO FUNDÃO FALAM COMO PRETENDEM ENFRETAR ESSA AMEAÇA QUE AINDA PAIRA SOBRE SÃO MATEUS

 

Quais as propostas dos candidatos a deputado estadual para garantir o abastecimento de água potável em São Mateus? A Cidade viveu longos períodos com água salgada jorrando das torneiras, nos anos de 2015, 2016 e início de 2017, quando o prefeito Daniel Santana conseguiu viabilizar uma solução provisória com uso de poços artesianos profundos. As respostas de Aécio Mattos (MDB), Andrelino Aragão (PCdoB), Carlinhos Lyrio (PHS), Claudete Vasconcelos (Solidariedade), Dominguinhos do Caic (PMB), Duzinho (PV), Freitas (PSB), Gustavo Massete (PSDB), Herikson Locatelli (PV), Jaciara Teixeira (PT), Keydson Quaresma (PSC), Manoel Baduti (DC), Dr. Manoel Pessanha (PRB), Marcelo Suzart (PSL) e Paulo Fundão (PTB) para debelar esta ameaça que ainda paira sobre a Cidade estão publicadas a seguir.

Para contribuir no discernimento dos leitores dos jornais Tribuna do Cricaré e O Mercadão, e do portal TC Online, a Rede TC apresentou ainda uma segunda pergunta, sobre geração de empregos, cujas respostas serão publicadas na edição de amanhã, quarta-feira (3/10). Os candidatos foram comunicados previamente que as respostas estavam limitadas a 700 caracteres e que o excedente seria descartado.

Rede TC de Comunicações – A ameaça de ter novamente água salgada nas torneiras ainda paira sobre a Cidade de São Mateus. Que propostas o senhor tem para sanar definitivamente esse problema? Como pretende viabilizá-las?

 

Aécio Matos (MDB)

Aécio Matos – O único jeito de solucionar definitivamente o problema é com o sistema de dessalinização, equipamento que capta água do mar e, pelo sistema reverso, tira o sal e as impurezas da água, que vai direto para as torneiras com padrão potável. Sistema esse já utilizado em vários países e estados do Brasil com eficácia.

 

 

Professor Aragão (PCdoB)

Andrelino Aragão – A água em nossa região deve ser encarada com um plano estratégico de recuperação da calha do Rio Cricaré. Uma medida que pode ser alcançada a médio e longo prazo. Dentre essas medidas podemos elencar a recuperação de nascentes, topos de morros, mata ciliar e construção de caixas secas. Instalar o programa Semeando Chuva. Agora, em curto prazo, o Município, em parceria com o Estado, deve continuar com outra e mais arrojada perfuração de novos poços artesianos. Nesses assuntos podemos contar com a participação de dois grandes estudiosos nestas questões: os professores Alexandro Facco e Henrique Lobo.

 

Carlinhos Lyrio (PHS)

Carlinhos Lyrio – Primeiramente, manter poços artesianos em condições de utilização em situação emergencial de contingenciamento. A médio prazo, fixar a foz do Rio Cricaré em Conceição da Barra, com a reconstrução do pontal do sul, que represaria a água doce do rio. Com isso, se ganha um interstício de 100 a 120 dias de água doce armazenada em seu leito. A médio/longo prazo, construção de barragem no Bamburral e recuperação de mata ciliar no entorno de nascentes e encostas, com plantio de árvores. Essas ações são factíveis, mediante convênios com Governos do Estado e Federal. No que diz respeito a fixação da foz do rio, em parceria com o Governo do Estado e consórcio com Prefeitura de Conceição da Barra.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

 

Claudete (Solidariedade)

Claudete Vasconcelos – Na condição de legisladora estadual, terei a possibilidade de viabilizar recursos para nossa São Mateus por meio de emendas e até mesmo projetos de lei. Sabemos que a frequência de períodos de seca no norte do Estado tem gerado reflexos no abastecimento das cidades e tem levado representantes e todo o poder público a repensar nas formas de manejo e proteção das águas. Nesse sentido, vamos ao foco central, o Rio Cricaré, que tem sofrido com secas e com o avanço do mar. Enquanto deputada estadual, destinarei recursos para reflorestamento de toda a área ciliar, ao longo de todo o Rio, bem como de todas as nascentes e represas de São Mateus. Isso seria um trabalho conjunto com toda a população, e de reflexo a médio e longo prazo. (…)

 

Dominguinhos (PMB)

Dominguinhos do Caic – Como sou candidato a deputado estadual, tenho uma indicação de comentário político. Algumas cidades vivem uma seca, como no sertão tem. As Forças Armadas têm uma das melhores equipes de engenheiros em perfuração de poço artesiano. E aqui no norte do Estado, em São Mateus, tem uma grande quantidade de água subterrânea para servir em momento de emergência. Estamos perdendo nosso espaço de conservação da natureza, da biodiversidade marinha, da nossa água subterrânea. Tem que trabalhar para que possamos ter uma conservação. Não podemos represar a água, devemos ter uma conscientização. Temos uma grande quantidade de nascentes. Neste momento a água ainda não está 100%. Estamos muito longe para ter uma água de qualidade em São Mateus. (…)

 

Duzinho (PV)

Duzinho – De imediato, encomendar um estudo de viabilidade técnica e ambiental com o objetivo de construir um calço hidráulico, ou seja, uma minibarragem na altura da captação do Saae, de forma que venha a impedir a subida da água salgada, sem que impedisse a passagem da água doce sobre a mesma, ou seja, não haveria alagamento, a água do rio permaneceria em sua calha. Nesse caso, considerando aproximadamente 15 quilômetros rio acima, teríamos um estoque de água para mais de um ano, mesmo que o fornecimento ficasse totalmente interrompido rio acima. Simultaneamente deveria haver investimento em revitalização das nascentes e recuperação das matas que margeiam o rio, as matas ciliares, que protegem os barrancos. Outra atitude seria a de estar incentivando a construção de represas nos córregos que fornecem água para o rio. (…)

 

Freitas (PSB)

Freitas – A questão dos recursos hídricos é muito séria e exige atenção especial dos governantes e da sociedade como um todo. Na nossa querida São Mateus, o cenário se agrava com a salinização, exigindo iniciativas para aumentar a segurança hídrica e garantir a normalidade do abastecimento. Esse é um problema crônico que precisa ser tratado como prioridade. Observo ainda que essa ação precisa necessariamente ser conduzida pelo prefeito. Com boa vontade, diálogo e parcerias com a Câmara de São Mateus, sociedade civil, deputados e governo, encontraremos a saída para esse tão grave problema que atinge a todos nós. Nosso desafio é colaborar com o governo Casagrande na formulação de projetos de preservação das nossas bacias e nascentes e de programas de convivência com a seca. (…)

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

 

Gustavo Massete (PSDB)

Gustavo Massete – A ameaça de ter água salgada nas torneiras do nosso povo mateense é algo que realmente nos incomoda e nos traz à mente dias de muito sofrimento. Dias esses que não devem ser repetidos nunca mais. A nossa meta de mandato é ter como pauta o bem-estar do nosso povo e a qualidade de vida. Queremos ter a oportunidade de buscar, junto ao Governo do Estado e com o prefeito Daniel da Açaí, que tem lutado para que isso não se repita na nossa Cidade, apresentando projetos que resolvem por definitivo essa questão, mas que um jogo político em nossa Cidade não permite ser realizado. Como deputado estadual, vou trabalhar com projetos que viabilizem essa solução para o povo, fortalecer a parceria com o executivo municipal que até agora está sozinho nessa luta. (…)

 

Herikson (PV)

Herikson Locatelli – Não tenho resposta técnica, mas, partindo do princípio de que alguns municípios, como Conceição da Barra, captam a água no leito do rio onde torna propício sua utilização, serei o melhor na defesa dos projetos que visam sanar tal problema. Também serei parceiro de projetos de resgate das nascentes, bem como os que buscam avaliar as condições dos lençóis freáticos da região, uma vez que foram feitas perfuração de poços sem planejamento.

 

Jaciara (PT)

Jaciara Teixeira – Investimento em saneamento –água de qualidade, tratamento de esgotos, drenagem pluvial e resíduos sólidos– tem que ser prioritário. Infelizmente nenhum gestor levou essa questão a sério. E não é por falta de recursos. O Estado, por exemplo, recebeu somente ano passado quase R$ 1 bilhão de royalties de petróleo e São Mateus recebeu R$ 27 milhões, sem nenhum investimento em saneamento. Outra questão que precisamos desmistificar é essa ideia equivocada de que o Estado só tem responsabilidade com o saneamento apenas nos municípios onde tem a Cesan. O Estado tem responsabilidade com todos os municípios. Por isso, vou lutar para que os recursos dos royalties do petróleo sejam investidos prioritariamente em obras de saneamento em todo o Estado.

 

Keydson (PSC)

Keydson Quaresma – Existem duas propostas que poderão ser apresentadas, resguardadas as restrições ambientais de nosso País: 1. Construção de uma barragem antes do Km 13; 2. Trabalhar com a dessalinização da água do mar. Como pretende viabilizá-las? Deixar de lado as vaidades políticas e coordenar a união de forças com todos os deputados e senadores do Estado, juntamente com os pesquisadores da Universidade e faculdades locais, para desenvolvimento e apresentação da melhor solução para a região. Com essas forças será possível fazer valer a vontade política, junto ao Governo Federal, no atendimento à população de nossa região.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

 

Baduti (DC)

Manoel Baduti – Recuperar as bacias hidrográficas e as nascentes do Município, norte, noroeste e de todo o nosso Estado. E viabilizar e dar agilidade, em caráter de urgência, no saneamento básico de São Mateus e demais municípios do Estado, para que as redes de esgoto não cheguem aos nossos rios, além de conscientizar a população com projetos para que não polua nossos rios. Nossa principal meta, logo no início de mandato, será exigir da Samarco toda a recuperação dos rios e praias atingidas pelo desastre ocorrido em Mariana, pois o nosso tema principal de nossa caminhada é Água pra quem tem sede.

 

Manoel Pessanha (PRB)

Manoel Pessanha – A alternativa de futuro que temos é complementar o abastecimento humano com a água do mar, após um processo de dessalinização. Seria ideal a construção de uma unidade de dessalinização, responsável por tornar potável a água do mar, como irá fazer Fortaleza para abastecer 720 mil habitantes. O plano é, em parceria com o governo estadual, contratar uma empresa para construir e ficar responsável pela operação. A contrapartida municipal será de comprar toda a água tratada por essa empresa e ligá-la ao Saae para que seja feita a distribuição.

 

Marcelo Suzart (PSL)

Marcelo Suzart – Construção da barragem no rio Bamburral. Esta barragem demanda muito recurso e por isso requer articulação política entre Município, Estado e União, além da sensibilização dos gestores. Pela minha experiência e formação, acredito que seja a alternativa que mais se aproxima da solução técnica para o abastecimento de água no Município. Estaremos atuando para construir, ou recepcionar, novas alternativas técnicas viáveis. Essa obra já deveria ter sido realizada há muito tempo. Não quero julgar os motivos, mas todos os gestores e os membros do Legislativo Municipal e Estadual já tiveram oportunidades de atuarem em seus respectivos papéis e não o fizeram. Estamos na iminência, ainda não confirmada, de eleição suplementar em São Mateus e por isso acredito que esta pauta voltará aos palanques nos discursos eleitoreiros.

 

Paulo Fundão (PTB)

Paulo Fundão – Hoje esse é o tema que mais preocupa a população mateense. Pois passamos por um período muito complicado com a maior seca da história da região. É necessária uma discussão mais ampla, onde devemos chamar o Governo Federal, o Governo do Estado, as prefeituras de São Mateus e de Conceição da Barra, e a população através de audiências públicas, para juntos chegarmos a um denominador comum. O que sabemos hoje é que é necessário um alto investimento para solucionar esse grave problema. No que depender de mim como deputado estadual, não vou medir esforços para acharmos uma solução.

São Mateus–ES

Leia também: Candidatos a deputados estaduais debatem geração de empregos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here