As aulas presenciais serão retomadas em São Mateus no dia 19. No entanto, os professores retornam para as escolas antes, a partir de segunda-feira, em preparação para receber os alunos. De acordo com a Secretaria de Educação, as aulas serão retomadas de forma híbrida e com revezamento semanal, “conforme prevê o Plano de Retorno construído pelo Comitê Municipal de Educação”.

A Secretaria ressalta ainda que o retorno presencial do aluno não é obrigatório. Para que aconteça, os responsáveis devem procurar a unidade escolar onde o aluno está matriculado para assinar termo de manifestação de interesse autorizando o aluno a frequentar as aulas presenciais.

 

SEGURANÇA E CAUTELA

Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, todas as escolas estão se preparando e adotando as medidas de prevenção e controle contra a pandemia do novo coronavírus, incluindo profissionais, pais, responsáveis e estudantes, para garantir a segurança sanitária dos ambientes.

A Secretaria de Comunicação enfatiza que as medidas de combate ao coronavírus foram construídas a partir de representantes das secretarias de Educação e de Saúde, além do Conselho Municipal de Educação.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

O secretário de Educação, José Adilson Vieira de Jesus, destaca que “a decisão de retomada está em consonância com estudos científicos, órgãos de saúde e entidades representativas, e deve obedecer a todos os protocolos de biossegurança e prevenção à covid-19 proposto pelo Comitê para garantir a segurança da comunidade escolar”.

 

CRONOGRAMA DA RETOMADA

 

São Mateus – O retorno presencial para os estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental acontecerá de maneira híbrida e com revezamento semanal. O cronograma de retorno estabelece que na primeira semana –de 19 a 23 de julho–, retorna o primeiro grupo composto por 50% dos alunos das turmas dos 9º e 8º, e dos 5º e 4º, anos. A organização das turmas fica a cargo de cada unidade escolar.

Na mesma semana também retornam os alunos do 1º segmento, 7º e 8º períodos da educação de jovens e adultos.

Na semana seguinte –de 26 a 30 de julho–, retornam os outros 50% dos estudantes das mesmas turmas, que compõem o segundo grupo. Também voltam para as salas de aulas 50% dos estudantes das turmas de 7º, 6º, 3º e 2º anos do ensino fundamental, além dos 1º, 5º e 6º períodos da EJA.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

O terceiro grupo retorna na semana de 2 a 6 de agosto e composto por alunos das turmas do 9º, 8º, 5º e 4º anos do ensino fundamental, e 1º segmento, 7º e 8º períodos da EJA.

O quanto grupo, com estudantes das turmas de 7º, 6º, 3º, 2º e 1º anos do ensino fundamental, além do 6º período da EJA também retornam para as salas de aula na semana de 2 a 6 de agosto.

A partir da quarta semana o revezamento ocorrerá repetindo a mesma organização dos grupos anteriores. Cada Unidade Escolar é responsável por informar às famílias o cronograma presencial dos estudantes.

A data de retorno presencial dos alunos da educação infantil ainda não foi definida.

A Secretaria de Educação ressalta que, conforme a mudança de classificação do Município no Mapa de Gestão de Risco da pandemia estabelecido pelo Governo do Estado, poderá ocorrer revezamento entre as metodologias de ensino remoto e híbrido.

 

Foto do destaque: Divulgação

1 COMENTÁRIO

  1. Ainda não foi definida a volta às aulas Da educação infantil, entretanto os professores municipais estão desde a última segunda feira. Detalhe, minha filha, , professora da educação infantil só tomou a primeira dose da vacina e eu após duas internações na UTI, com sérios problemas cardíacos no último mês, me encontro acamada com a imunidade baixa e rezando para que ela não seja infectada e traga esse maldito vírus para nossa casa. Tudo que eu não queria era ser apenas um número a mais na estatística mateense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here