A final do Campeonato Brasileiro de Karatê 2023, marcada para acontecer nos dias 14 a 19 de novembro em São Bernardo do Campo, São Paulo, terá a presença de atletas mateenses. No fim de semana aconteceu a última etapa classificatória e dois atletas de São Mateus garantiram vaga na final.

Alunos do professor e árbitro da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), Evandro Barcelos, os mateenses João Pitanga Coelho e Evandro Mateus de Moura Barcelos disputarão nas modalidades kumitê e kata sub-14.

O treinador, que também já competiu, entrou em contato com a Rede TC de Comunicações e ressaltou que João participa da competição nacional pela primeira vez e foi vice-campeão na fase classificatória, garantindo a vaga em kumitê. Ele disputa a categoria branca a verde até 55 quilos.

Já Evandro Mateus é veterano e no ano passado foi vice-campeão brasileiro. Na fase classificatória, também garantiu o segundo lugar em kumitê e o terceiro em kata, na categoria sub-14 até 45 quilos. O treinador destaca que a categoria do atleta é roxa a preta.

Leia também:   Equipe de São Mateus preparada para a decisão do Campeonato do Sindicomerciários neste domingo

“A partir de agora, os treinos serão mais intensos porque na final são atletas do Brasil inteiro, de todos os estados. No ano passado foram dois mil atletas. A gente busca sempre o primeiro lugar, mas se ficarmos entre os três primeiros do País já está bom demais” – afirma Evandro Barcelos.

Evandro Barcelos é arbitro da CBK há mais de 20 anos. “Todo ano sou convocado para os campeonatos brasileiros e participo como avaliador no kata. Já representei o Brasil três vezes em campeonatos mundiais e agora estou na missão de treinar as novas gerações, além de arbitrar” – frisa.

Leia também:   São Mateus disputa fase regional dos Jogos Escolares do Espírito Santo a partir de segunda-feira

 

LUTANDO PELA VIDA

Evandro Barcelos toca o projeto Lutando Pela Vida há oito anos onde dá aulas gratuitas de karatê para crianças e adolescentes. Atualmente as aulas acontecem nas instalações do 13º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Boa Vista.

“As aulas acontecem durante o dia e quem desejar participar é só fazer a inscrição no Batalhão. Pais ou responsáveis podem nos procurar diretamente lá” – enfatiza.

 

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here