A Associação de Artesãos de Conceição da Barra (Artbarra) está realizando o projeto Aos 4 Ventos que tem o objetivo de capacitar artesãs associadas na produção de estamparia manual utilizando as técnicas pochoir, ecoprint e blockprint. O projeto teve início no dia 10, com duração de três meses.

Presidente da Artbarra, Christianne Teixeira destaca que a abertura contou com a presença de 10 artesãs participantes do projeto, além do secretário municipal de Cultura e Turismo de Conceição da Barra, Roberto Malacarne. As aulas estão sendo ministradas pela artista plástica Maria Lucia Gomes Ferreira.

Christianne afirma que o projeto está sendo realizado por meio do Fundo de Cultura (Funcultura), da Secretaria Estadual da Cultura. “As capacitações estão divididas em 3 módulos onde as artesãs desenvolvem técnicas de estamparia, utilizando como matéria-prima flores e folhas e outros materiais para criar estampas inspiradas na diversidade cultural de Conceição da Barra”, explica.

Segundo a presidente da Artbarra, a capacitação é uma ferramenta para estimular as artesãs a criarem trabalhos autorais exclusivos, agregando valor à produção artesanal do Município. “É um projeto importante que, além de ensiná-las novas técnicas, também vai estimular a criatividade das artesãs e incentivar a criação de imagens que valorizam nossa identidade, fazendo referência à história de Conceição da Barra, que é tão rica”, detalha.

 

Para a artesã Solange Cabral, participar do projeto é uma oportunidade de ampliar as linguagens e conhecimento técnico para atuar na produção têxtil. “Estou muito feliz com essa capacitação. Tenho muita fé de que vai ser um curso muito interessante. A instrutora é uma grande artista e acho que vai ser muito inspirador aprender com ela” – observa.

Ecoprint: estamparia botânica

Conforme explica Christianne Teixeira, a estamparia botânica, também conhecida como ecoprint, é um dos destaques do projeto. Trata-se de uma técnica que utiliza o calor e contato das mãos para transferir o pigmento das plantas para o tecido, transformando-as em arte.

A base dos pigmentos é criada com folhas, flores, sementes e raízes da biodiversidade local. As cores resultantes do processo trazem uma beleza singular para os tecidos, pois o efeito de aplicação das tintas naturais nas peças é sempre único.

“O objetivo é organizar uma mostra cultural com uma coleção de peças criadas pelas participantes, além de apresentação pública dos resultados das técnicas aplicadas em setembro de 2022”, afirma.

ARTBARRA
A Associação dos Artesãos de Conceição da Barra foi fundada em 2000 e é formada por um grupo de 16 artesãs, que se reúnem periodicamente para discutir a produção e dividir experiências e saberes, segundo a presidente Christianne Teixeira.

“A Associação participa ativamente de feiras e eventos e já contou com diferentes capacitações em parceria com o Sebrae, Fundação Banco do Brasil, Suzano, entre outros. O que resultou em coleções exclusivas do grupo. Integra a Federação das Associações de Artesãos do Espírito Santo (Feartes) e a Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro”.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here