Comemorando 25 anos de existência, o Centro Cultural Araçá levou poesia e música para as ruas de São Mateus para festejar a data nesta quinta-feira (3). Com uma extensa programação, que contou com tenda poética, exposição, sarau literário e cortejo pelas ruas, os alunos do Araçá mudaram a rotina corrida do centro da Cidade.

De acordo com uma das fundadoras do Centro Cultural, Marilena Cordeiro Fernandes de Jesus, as atividades envolveram todos os alunos do Araçá, além de artistas convidados. “Todo os anos, nessa época, a gente faz diversas ações. Mas desta vez, tentamos fazer atividades diferenciadas para comemorar os 25 anos” – ressalta.

As atividades iniciaram às 14h com a Tenda Poética, na Praça São Benedito, que contou com 6 poetas de Embu das Artes, em São Paulo, e artistas do Município. “A proposta é fazer arte ao ar livre, trazendo poesia, sarau e tudo que é cultura”, ressalta a poetiza e atriz paulista Viviane Neres, que visita São Mateus pela primeira vez. “Estou encantado com o projeto”, diz.

Leia também:   Projeto que institui vacinação nas escolas vai à sanção presidencial

A educanda do Araçá Tatiana Anjos, que faz poesias, participou da Tenda Poética e disse que também estava encantada. “A gente declama para as pessoas que passam nas ruas, criamos versos e assim conseguimos arrancar risos e mudamos um pouco a rotina das pessoas, que não estavam esperando por isso”.

Uma exposição com fotos que retratam os 25 anos de história do Centro Cultural Araçá foi montada defronte ao templo do Centro Paroquial São Benedito. Às 18h teve performances de poetas no auditório da igreja, que recebeu também, às 19h30, um sarau literário e musical, com apresentação de alunos do projeto e artistas.

Cortejo poético muda trajeto para envolver mais pessoas

Com concentração e saída do Centro de Vivência, no Bairro Carapina, e chegada à Praça São Bendito, no Centro, o Cortejo Poético percorreu várias ruas da Cidade, com paradas em frente ao Mercado Municipal e ao prédio da Prefeitura, para declamar poesias às pessoas.

Ao longo do trajeto, o cortejo apresentou danças e músicas tocadas pelos próprios alunos com instrumentos de percussão, além de muita poesia e versos declamados pelos poetas de Embu das Artes.

Leia também:   Cantora mineira faz clipe valorizando belezas naturais e pontos históricos de São Mateus

“Normalmente, quando fazemos o cortejo, a gente sai da Praça Municipal, do Mirante. Mas neste ano, em função das comemorações dos 25 anos, decidimos fazer um trajeto maior para envolver mais pessoas e mudar o dia a dia da Cidade”, diz Marilena Cordeiro.

PROJETO

Atualmente, o Centro Cultural Araçá oferece dezenas de oficinas para cerca de 230 alunos, nos turnos da manhã e tarde. “A gente trabalha com contraturno escolar, pela manhã com crianças de 6 a 12 anos, e a tarde com adolescentes e jovens acima de 13 anos”, explica Marilena.

Veja a galeria de fotos com as comemorações dos 25 anos do Araçá:

Este slideshow necessita de JavaScript.

São Mateus – ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here