A 1ª Caminhada Viva Outubro Rosa foi realizada na tarde desta segunda-feira (29). Organizada pela Escola Viva Marita Motta Santos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a ação teve a presença de cerca de 500 pessoas. Entrevistadas pela Rede TC de Comunicações, duas alunas relataram que já ocorreram casos de câncer de mama na família e utilizam a experiência na conscientização.

A 1ª Caminhada Viva Outubro Rosa foi realizada na tarde desta segunda-feira (29). Foto: Wellington Prado/TC Digital

A estudante do 3º ano do ensino médio Gabriela Santos, 17 anos, avaliou como importante a ação realizada pela escola e entende que um dos efeitos é fazer as pessoas entenderem que precisam procurar sempre um médico e realizar o autoexame dentro de casa. “Eu faço questão de participar, conscientizar familiares e amigos, porque na minha família já aconteceu um caso”, ressaltou.

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Esther Viana Guimarães, também enfatizou a importância de conscientização através da caminhada e demais atividades da programação. “Falando que pode acontecer com todos nós. Pretendo passar as informações a familiares e amigos. Já teve um caso na minha família e por isso tenho conhecimento sobre o assunto”, destacou.

Os participantes  iniciaram a caminhada defronte à Escola Viva Marita Motta Santos e desceram a Avenida Mateus Cunha Fundão. Em seguida, os participantes subiram a Avenida Coronel Mateus Cunha até o Banco do Brasil, de onde continuaram até a Praça Mesquita Neto através da Avenida José Tozze.

Durante o trajeto, alunos exibiram cartazes e utilizaram um trio elétrico. Bruna relatou que na Praça Mesquita Neto acontecem apresentações culturais, de música e de dança, além de orientações à população pela equipe do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde. Além de estudantes, profissionais da escola e da área de Saúde, integrantes do grupo de apoio à saúde da mulher e outras pessoas da população.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here