A volumosa chuva iniciada na noite de quarta-feira (15) em São Mateus não é típica no mês de julho. Entretanto, as ‘águas de inverno’ são recebidas com alegria pela agricultura.

LEIA TAMBÉM: Incaper prevê mais chuvas no sábado

Presidente do Sindicato Rural de São Mateus e secretário municipal de Agricultura, Renilto Correia explicou que a chuva vem contribuir com os produtores de café conilon, cultura predominante na região, que estão nos preparativos da florada na plantação, já visando a produção da safra de 2021. Ele reforçou que as demais culturas agrícolas e a pecuária também são beneficiadas pela chuva.

Diretor do Sindicato Rural de Jaguaré, Elder Sossai relatou que a chuva naquele município não foi volumosa como em São Mateus, mas também é motivo de comemoração.

Elder enfatiza a fala de Renilto detalhando que a exposição ao Sol nesta época do ano costuma queimar a flor do café e, com isso, o fruto acaba não vingando. Em contrapartida, a chuva contribui para uma melhor adubação e desenvolvimento da planta, conforme exalta Elder.

Leia também:   Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

O diretor afirma ainda que as chuvas volumosas não são comuns nesta época do ano, que costuma ter precipitações mais amenas, tipo chuviscos. Contudo, o diretor do sindicato patronal reforça que, com o passar dos anos, percebe uma transformação climática sobre a qual considera difícil explicar quando pode ocorrer as chuvas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here