Reforçando que o principal desafio do jornalismo é sempre oferecer informação de qualidade, o Diretor Geral da Rede TC de Comunicações, Márcio Castro, destaca que a Tribuna do Cricaré atuou fortemente para vencer a desinformação na pandemia.

Ao comemorar 38 anos de circulação ininterrupta nesta quarta-feira (12 de janeiro), Márcio Castro projeta para 2022 manter a base do jornal “que é trabalhar com jornalismo de credibilidade”. Para ele, mesmo diante de um dos maiores desafios contemporâneos da humanidade, que é a pandemia do novo coronavírus, a TC se manteve firme no seu propósito.

“Foi vencer o obscurantismo, vencer a desinformação, ou mesmo a contrainformação que alguns setores colocaram contra as campanhas de vacinação. Então, o jornal participou muito fortemente com um noticiário intenso e mobilizando as pessoas também para que comparecessem aos postos de vacinação. E esse compromisso está posto desde o início, cotidianamente, compilando os dados e mostrando como essa pandemia cresceu, como ela é controlada ou deixa de ser controlada. Mostrando os problemas de lotação de vagas de UTIs e de enfermarias nas unidades hospitalares” – frisa o Diretor Geral.

Mesmo diante de um dos maiores desafios contemporâneos da humanidade, que é a pandemia do novo coronavírus, a TC se manteve firme no seu propósito de trabalhar com jornalismo de credibilidade, compilando os dados e mostrando como essa pandemia cresceu, como ela é controlada ou deixa de ser controlada. Acima, reprodução da TC do dia 5 de janeiro de 2022.

 

Ele lembra ainda que foi por mais de uma vez que o Hospital Roberto Silvares esteve sem vagas disponíveis para internar os pacientes de covid-19. “Nosso jornalismo cobrou do Governo do Estado a abertura de novas vagas, a oferta de novos leitos, em momentos críticos e o governo respondeu positivamente criando novas vagas. Agora mesmo a gente está vendo aí o retorno mais forte dessa pandemia e novamente temos o Hospital Roberto Silvares com cem por cento de suas vagas de leito de enfermaria ocupadas. É necessário que o governo esteja atento e venha de novo abrir mais vagas para evitar que cidadãos da região tenham que se deslocar para outros municípios para serem atendidos”.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

Márcio Castro aponta ainda que o desafio do jornalismo da Rede TC foi nessa linha de manter o cidadão do norte capixaba bem-informado. “Mesmo quando os números de novos casos caíram na pandemia, também mostramos isso para que as pessoas pudessem, do ponto de vista empresarial e organizacional, estarem atentas às necessidades de flexibilização das medidas quando essas se apresentaram possíveis e necessárias. Bem-informados, os cidadãos podem cobrar atitudes corretas de seus governantes. Então, este é o nosso trabalho: levar informação de qualidade para que as pessoas possam tomar suas decisões e participar de mobilizações virtuais ou presenciais sempre que necessário”.

Por mais de uma vez hospitais de São Mateus estiveram sem vagas disponíveis para internar os pacientes de covid-19. Acima, reprodução da TC do dia 6 de agosto de 2020.

 

FUTURO

“A gente pode falar e faço disso uma profissão de fé: o projeto principal para 2022 é manter a base de sustentação do jornal que é trabalhar com jornalismo de credibilidade”. Este é o pensamento do jornalista Márcio Castro, destacando que o desafio não é ser “o primeiro a falar que aconteceu isso ou aquilo”, mas informar com segurança para que as pessoas possam confiar, ter credibilidade.

Leia também:   Adolescente portando maconha é apreendido pela PM neste domingo em São Mateus
Nosso jornalismo cobrou do Governo do Estado a abertura de novas vagas, a oferta de novos leitos, em momentos críticos, e o governo respondeu positivamente criando novas vagas. Acima, reprodução da TC do dia 6 de abril de 2021.

“Então, vamos continuar investindo e compromissados com a qualidade da nossa informação. Vamos investir sim na ampliação de nossa presença nos diversos meios digitais, mantendo o foco e reforçando o compromisso com a credibilidade da informação”.

 

A TC é o diário de maior longevidade ininterrupta no Estado

São Mateus – Uma jornada de 38 anos ininterruptos de muita dedicação e compromisso com a qualificação da informação. É esta a definição que faz o Diretor Geral da Rede TC de Comunicações, Márcio Castro, ao falar do aniversário do jornal Tribuna do Cricaré, comemorado hoje (12 de janeiro).

“É preciso lembrar que, quando o jornal Tribuna do Cricaré nasceu, em 12 de janeiro de 1984, fundado pelo jornalista Antonio de Castro, São Mateus tinha tido várias experiências de jornais funcionando e nenhum deles logrou se perenizar. A TC vem quebrar esse paradigma construindo com base na qualificação da informação, credibilidade conquistada com essa informação, uma trajetória de 38 anos ininterruptos” – frisa.

O jornal Tribuna do Cricaré participa muito fortemente com um noticiário intenso para vencer o obscurantismo, a desinformação, ou mesmo a contrainformação que alguns setores colocaram contra as campanhas de vacinação. Acima, reprodução da TC do dia 20 de março de 2021.

 

“É, inclusive, o maior período ininterrupto no Espírito Santo entre os atuais jornais diários do Estado. Até mesmo A Tribuna, de Vitória, não tem 38 anos de circulação ininterrupta, pois ficou sem circular por cerca de três anos em meados da década de 1980 – e que mesmo assim reconheçamos a grande importância dele. A TC é hoje a maior experiência de jornalismo ininterrupto do Espírito Santo” – destaca.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

O JORNAL DA GENTE

Ao falar sobre a importância do papel do jornalismo Comunitário Construtivista, que sustenta a linha editorial da Tribuna do Cricaré desde a sua fundação, Márcio Castro afirma não ter dúvidas de que só é possível realizar esta diretriz “porque desde o início mantivemo-nos fiéis à proposta de ser o diário do norte capixaba”.

“Como a gente inicialmente disse: é o jornal da gente! Da gente do norte do Espírito Santo. Por isso o nome Tribuna do Cricaré, porque é referência a Bacia Hidrográfica do Rio Cricaré, que baseia toda a organização da civilização no norte do Estado. É através das águas do Cricaré, seja do braço norte ou do sul, que se constituíram todas os municípios do norte capixaba. Então é um jornal comprometido com as legítimas reivindicações e aspirações econômicas e sociais desta região”.

Márcio Castro: “A gente pode falar e faço disso uma profissão de fé: o projeto principal para 2022 é manter a base de sustentação do jornal que é trabalhar com jornalismo de credibilidade”.
Foto: TC Digital

Para além desse propósito, o jornalista destaca ainda que, se fazendo como a tribuna do povo desta região, a TC “conquistou credibilidade e é um jornal que cumpre com a sua missão vocacionada desde o início e, como retorno, tem a sua perenização assegurada por seus leitores e clientes”.

 

Foto do detaque: TC Digital

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela luta pela busca da informação, credibilidade e profissionalismo!
    Que o Jornal possa manter a linha editorial, abrindo espaço ao debate, ao pluralismo de ideias sem sectarismo, bem como aos diversos temas de interesse da coletividade no norte do ES, como tem feito.
    Que a informação científica, aliada aos saberes populares autênticos, seja o norte deste Jornal!
    Parabéns a toda Equipe!
    Jair Miranda de Paiva
    Prof. da UFES, Ceunes, São Mateus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here