Professora há 26 anos, Leilane Maria Vasconcelos Ribeiro Vivas de Souza, de 47 anos, é mãe de dois filhos e descobriu o primeiro câncer de mama em 2012. Atualmente, ela ainda luta contra a doença e faz parte do grupo Amigas do Peito na luta para conscientizar outras mulheres sobre a importância de se prevenirem. “A prevenção ainda é o melhor combate”, afirma.

Ela detalha que ao descobrir a doença pela primeira vez, entrou na luta para vencê-la, mas não imaginava que seria acometida outras duas vezes pelo câncer. “Um no rim, outro na mama, uma recidiva [reaparecimento de uma doença ou de um sintoma após período de cura mais ou menos longo]. Quando recebi os diagnósticos, vi em minha frente dois caminhos: revoltar, deprimir e questionar: Por que eu? Ou levantar a cabeça, crer em Deus, o nosso Criador, e encarar com o máximo de otimismo que me fosse possível vencer. Escolhi a segunda opção” – frisa.

Leilane destaca que tentou enxergar a luta como uma experiência nova. Apesar das muitas dúvidas, ela teve uma certeza: “Querer viver, muito tempo e muito bem, apesar das pedras no caminho”.

Leia também:   Saae lança refis para quitação de contas atrasadas

E é assim que ela se considera: muito feliz, otimista, com fé e vontade de viver.

“Fiz uma mastectomia no seio esquerdo. Retirei o rim direito, mais um pedaço da mama, mas o que é isso perto da beleza da vida, da alegria de saber que se tem amigos, uma família maravilhosa? Se eu tivesse a chance de voltar no tempo e escolher não pularia este momento, a experiência de vida que esse período está me dando eu não conseguiria de outra forma. Não estou dizendo aqui que o câncer é bom, mas estou dizendo que podemos tirar experiências incríveis de tudo que passamos, mesmo de coisas ruins” – enfatiza.

Leilane entende que é preciso viver intensamente cada momento, abrir os nossos olhos para as coisas belas da vida, quebrar os paradigmas que fazem as pessoas medíocres e impedem elas de crescer, vivendo a vida com grande entusiasmo. “Essa é a minha dica” – complementa.

Leilane Maria resolveu enxergar a luta contra os cânceres como uma experiência nova e, apesar das muitas dúvidas, teve uma certeza: “Querer viver, muito tempo e muito bem”.
Foto: Divulgação

 

Programação começa às 14h com várias atividades na Univc

Leia também:   Aulas de jiu-jitsu ajudam autistas a desenvolverem habilidades e interação, aponta professor

 

O Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) e a Associação de Ciclistas Mateenses (ACM) cuidavam nesta semana dos últimos preparativos para a 4ª edição do Passeio Ciclístico Rosa e Azul. A programação começa às 14h desde sábado (5) na sede da Instituição.

Um dos organizadores, o professor Nilton Ribeiro, disse que na quinta-feira, antes do encerrado do prazo, já haviam mais de 100 inscritos. Nesta sexta-feira (4), as equipes organizaram os kits que serão distribuídos aos participantes, além dos brindes. “Todos os serviços já estão confirmados e serão ofertados de forma gratuita”, destaca.

Ele ressalta que o percurso do passeio inicia na Univc, às 16h, após o sorteio de brindes e de duas bicicletas. “Sairemos da Univc, passando pelo Arapongas, até a Igreja Matriz, depois Igreja Velha, descendo pela rodoviária, seguindo pela Avenida José Tozze, retornando pelo João XXIII, entrando na rua do bispado até o Posto Gramado e retornando para a Univc. Um percurso de mais ou menos 9 km” – detalha.

Nilton Ribeiro ressalta que o passeio tem apoio de um trenzinho da alegria para pessoa que não queiram ou não consigam pedalar o percurso inteiro.

Leia também:   Daniel obtém vitória por unanimidade do TJES contra lei municipal de iniciativa da Câmara que aumentou seu salário

 

EXAMES

De acordo com ele, além da distribuição de kits alimentação e sorteio de brindes, a equipe da Casa da Mulher estará presente para fazer encaminhamentos para exames de mamografias em mulheres com idade acima de 50 anos, além de uma equipe da Policlínica Municipal (US-3) que atua com a saúde do homem, que farão encaminhamentos de exame PSA e outros serviços.

“Não é apenas um pedal, mas uma grande ação de conscientização e prevenção ao câncer de mama e de próstata. Teremos ainda a participação do grupo Amigas do Peito, que são mulheres que já tiveram câncer e venceram. O objetivo delas é conscientizar sobre a prevenção da doença. Teremos também a participação de vários profissionais de saúde. É uma ação de muita gente preocupada em salvar vidas” – reforça.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here