Sensibilizar os estudantes sobre os fatores que impactam o aquecimento global. Este é o objetivo do Workshop de Sensibilização sobre Mudança Climática, que termina nesta sexta-feira (16), pela manhã, no auditório da biblioteca do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). O workshop é realizado pelo grupo PET Prodbio, formado por acadêmicos do Ceunes, com coordenação da professora Gisele Chaves, docente do Departamento de Engenharias e Tecnologia (Detec), em parceria com o professor Eduardo Fracassi, da Argentina.

As alunas bolsistas Eveline Oliveira Malaquias e Bárbara Morais dos Santos relatam que o workshop sensibiliza os estudantes através de um jogo educativo. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

O grupo PET Prodbio é formado por acadêmicos de Ciências Biológicas e de Engenharia de Produção, orientados pela professora Marielce Tosta. Outro objetivo do workshop é estimular a formação ampla e de qualidade dos estudantes de graduação.
Integrantes do grupo, as alunas bolsistas Eveline Oliveira Malaquias e Bárbara Morais dos Santos relatam que a sensibilização dos estudantes no workshop ocorre por meio de um jogo interativo. Ele é desenvolvido através do simulador de políticas de mitigação de impactos climáticos World Climate, similar aos utilizados em conferências com chefes de Estado em discussões sobre aquecimento global.

Leia também:   Ethel lidera lista tríplice para a reitoria da Ufes

Elas relatam que o workshop teve duas sessões nesta quinta-feira e a terceira e última será nesta sexta, de 8h30 às 12h. Cada sessão foi limitada a 40 estudantes, sendo possível a participação de acadêmicos de qualquer curso. Eles são divididos em grupos e desenvolvem propostas, que são lançadas no simulador, cujo software apresenta o resultado simulado do que foi proposto. Por exemplo, se as propostas que os estudantes sugeriram é suficiente para diminuir a temperatura do planeta em 2100.

SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS EM SETEMBRO
Nos dias 2 a 6 de setembro, será realizado no Ceunes o IV Simpósio de Ciências Biológicas com o tema As perspectivas atuais para atuação do biólogo. Também acontece, dentro da programação do simpósio, o II Workshop de Sustentabilidade e o I Workshop de Empreendedorismo e Inovações, além de apresentações de trabalhos e minicursos. As inscrições para os workshops podem ser feitas separadamente, possibilitando a participação em um ou nos dois.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here