A Seacrest Petróleo SPE Norte Capixaba Ltda afirma que pretende investir 400 milhões de dólares até 2027 para expandir a produção de petróleo nos campos terrestres que adquiriu da Petrobras no Estado. Este valor equivale, na cotação atual do dólar, cerca de R$ 2 bilhões em 5 anos.

Com o pagamento nesta semana de 426,65 milhões de dólares, que se soma aos 35,85 milhões de dólares pagos na assinatura do contrato em 2022, a empresa concluiu a compra do Polo Norte Capixaba da Petrobras. O fato foi comunicado ao mercado pela estatal na quinta-feira (13).

Após uma história de décadas e de desenvolvimento da região com a Petrobras, está inaugurado assim um novo ciclo no setor do petróleo onshore em São Mateus e no norte do Estado. A exploração petrolífera terrestre na região passa a ser operada exclusivamente pela iniciativa privada. A Seacrest fica como operadora de ativos importantes, entre eles, o Terminal Norte Capixaba (TNC) e a Estação Fazenda Alegre.

A Estação Fazenda Alegre é um dos ativos do Polo Norte Capixaba adquiridos pela Seacrest.
Foto: Divulgação

Conforme a Seacrest, que já operava o Polo Cricaré, a empresa investiu, desde 2021, 699 milhões de dólares na aquisição de campos terrestres do Espírito Santo. Somados aos 400 milhões de dólares que pretende alocar até 2027, a empresa avalia que “esses investimentos fomentam o desenvolvimento econômico local, com geração de empregos e oportunidades de negócios para pequenas e médias empresas locais e recolhimento de mais impostos e royalties para os cofres públicos”.

Leia também:   Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no Espírito Santo

 

Polo Norte Capixaba produz 4.500 barris de petróleo por dia

 

A Seacrest afirma que o Polo Norte Capixaba tem produção atual de 4.500 barris por dia e que tem planos para ampliar essa margem. Contudo, não relatou qual a meta e o tempo previsto para concretizar essa expansão.

A empresa reitera que, operando desde 2021, já triplicou a produção do Polo Cricaré, passando de 700 barris/dia para 2.400 barris/dia, sendo 300 barris a mais em relação aos anunciados no início de março. Esses dados já foram questionados pelo Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES), mas a empresa afirma que eles são públicos e estão disponibilizados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Além de ampliar a produção, a Seacrest afirma que trabalha “também para aumentar o fator de recuperação dos campos”.

 

GERAÇÃO DE EMPREGOS

A Seacrest sustenta que contava com cerca de 250 trabalhadores quando assumiu o Polo Cricaré, no início de 2022, entre diretos e indiretos. “Terminou o ano com cerca de 600 trabalhadores”, afirma.

Leia também:   Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no Espírito Santo

A Reportagem questionou sobre a meta de geração de emprego no Polo Norte Capixaba, mas a empresa optou em não responder. Outro questionamento é sobre a produção na Fazenda Alegre, carro-chefe na exploração terrestre de petróleo no Estado e do Polo Norte Capixaba. A Seacrest também não respondeu.

A empresa não deu detalhes sobre outros questionamentos como estruturas dos polos e outros investimentos previstos em pesquisa, exploração e produção.

 

PROJETOS SOCIAIS

Sem citar quais, a Seacrest manifesta que desenvolve projetos sociais na região em que atua, com foco em educação e cultura, além de ter investido na manutenção e conservação de estradas. “Produzindo mais petróleo no Espírito Santo, a Seacrest Petróleo ajuda o Brasil a consolidar-se como um dos principais fornecedores do mercado global de energia”, sustenta.

Os polos Cricaré e Norte Capixaba têm campos nos municípios de São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra e Linhares.

 

POLO NORTE CAPIXABA

O Polo Norte Capixaba compreende quatros campos terrestres: Cancã, Fazenda Alegre, Fazenda São Rafael e Fazenda Santa Luzia. O Terminal Norte Capixaba e todas as instalações de produção contidas no ring fence das quatro concessões também fazem parte do Polo, além da titularidade de alguns terrenos e imóveis como a Base 61, antiga sede da Petrobras em São Mateus.

Leia também:   Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no Espírito Santo

 

POLO CRICARÉ

O Polo Cricaré compreende os campos de Biguá, Cacimbas, Campo Grande, Córrego Cedro Norte, Córrego Cedro Sul, Córrego Dourado, Córrego das Pedras, Fazenda Cedro, Fazenda Cedro Norte, Fazenda Queimadas, Fazenda São Jorge, Guriri, Inhambu, Jacutinga, Lagoa Bonita, Lagoa Suruaca, Mariricu, Mariricu Norte, Rio Itaúnas, Rio Preto, Rio Preto Oeste, Rio Preto Sul, Rio São Mateus, São Mateus, São Mateus Leste, Seriema e Tabuiaiá.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here