A vacinação para idosos com idade entre 70 e 74 anos começou em São Mateus, Pedro Canário e outros municípios do norte do Espírito Santo nesta quinta-feira (25). Imunizados com a primeira dose, mateenses e uma canariense comparam a vacina à luz em tempos de escuridão, no momento em que o Brasil se encontra numa crise sanitária sem precedentes, de alto índice de desemprego e descaso por parte do governo federal quanto à contenção da pandemia.

Do alto da experiência de uma vida inteira, eles concordam que a imunização traz alívio, mas não desliga o sinal de alerta. Especialistas afirmam que a imunização contra a covid-19 é uma chance de conseguir controlar a pandemia e tomar a vacina é essencial para proteger a si, a família e as pessoas em geral.

Na quarta-feira (24), o Brasil passou das 300 mil mortes por coronavírus, um dia após registrar mais de 3 mil mortes em 24 horas, numa sequência de recordes negativos no pior momento da pandemia em que vários estados registram colapso nos sistemas de saúde.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

Para os idosos que já receberam a vacina, o momento é de agradecer a Deus pela oportunidade, mas também de refletir sobre os cuidados que devem ser tomados para conter a pandemia.

A mateense Nívea Paula, moradora do Bairro Caiçaras, zona oeste da Cidade, afirma que, mesmo demonstrando temor com a vacina, a avó, Nair de Oliveira Moça, de 76 anos, tomou uma dose de coragem e também a primeira da imunização contra a covid-19 nesta quinta-feira. Ela é moradora de Pedro Canário e deixou todos os familiares felizes com atitude.

Dona Nair tem quatro filhos, dez netos e quatro bisnetos. “Ela estava com muito medo, para falar a verdade. Mas tomou coragem e foi vacinar. Ufa! A gente [a família] estava com preocupação por causa disso. Mas graças a Deus que a velhinha é mais forte do que a gente pensava” – comentou a neta Nívea Paula.

“Agradeço a Deus por essa oportunidade”

Nesta quinta-feira, as irmãs Luci Milanez Martinelli, de 70 anos, e Maria Leonides Milanez Camilo, 74, também receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus em São Mateus. Luci mora no Bairro Parque Washington, localidade que registrou, em abril de 2020, a primeira morte pela doença no Município, e Maria Leonides no Bairro Carapina.

Leia também:   Três morrem em acidente em Nova Venécia
Dona Maria Leonides recebeu a vacina nesta quinta-feira (25) na Catedral. Foto: Divulgação

Filha de Dona Luci, Silésia Martinelli Santos, levou as duas irmãs para vacinar no sistema de drive-thru no estacionamento da Catedral, no Bairro Boa Vista. Muito religiosa, ao tomar a vacina Dona Luci não se esqueceu de louvar a sua fé: “Fiquei muito feliz. Agradeço a Deus por essa oportunidade e daqui a trinta dias, se Deus me abençoar, vou tomar a segunda dose”. Luci tem quatro filhos e Maria Leonides, um.

Luci e Maria Leonides, do grupo prioritário de 70 a 74 anos, tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus nesta quinta-feira (25), no sistema de drive-thru montado na Catedral. Foto: Divulgação

“Que haja vacina para todos os brasileiros”

Moradores do Bairro Vila Nova, o casal Gilson Gaigher, de 74 anos, e Luzia Sipioni Gaigher, de 70, receberam nesta quinta-feira (25) a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Os dois foram imunizados no sistema drive-thru, montado pela Prefeitura de São Mateus, no estacionamento da Catedral, no Bairro Boa Vista.

Dona Luzia, 70, e Gilson Gaigher, 74, felizes com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Foto: Divulgação

Acompanhados da filha Geórgia Gaigher, ao tomar a vacina, Dona Luzia, que é professora aposentada, disse que somente com a conscientização e educação de cada mateense será possível vencer o vírus. “Um tem que cuidar do outro, usar máscara, álcool em gel, ajudar os vizinhos em atos concretos”, disse Luzia, muito emocionada. Ela afirmou ainda que desejar que este momento, o da imunização, chegue para todos.

Leia também:   Homem é assassinado a tiros na zona rural de Nova Venécia

Gilson, por sua vez, se disse aliviado pela primeira etapa cumprida, e reafirmou a crença na ciência. “Que haja vacina para todos os brasileiros. Meus sentimentos a todas as famílias que perderam seus entes queridos nesta terrível pandemia” – ressaltou. A segunda dose deve ser aplicada em 30 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here