O

Conforme dados da Sesa, 7.529 pessoas já estão vacinadas contra a influenza em São Mateus, o que representa 19,53% do público-alvo que é composto por 38.532.
Foto: Freepik/Divulgação

secretário de Saúde Henrique Follador afirmou que as unidades de São Mateus já estão aptas a aplicar a dose bivalente contra a covid-19 nas pessoas que procurarem pelo imunizante. Conforme Henrique, a vacina está liberada para pessoas com idade a partir dos 18 anos.

“Na US-3 [Policlínica Municipal] também estão aplicando as vacinas contra a covid e influenza desses grupos prioritários” – frisa. Ele adianta que haverá um mutirão de vacinação no dia 6 de maio em todas as unidades de saúde do Munícipio, que estarão abertas das 8h às 16h.

“Para as pessoas que vão se imunizar, tanto com a bivalente quanto contra a influenza, podem tomar as duas. As vacinas são seguras. A bivalente vem protegendo contra todas as variantes [da covid]. É importante se vacinar para garantir a proteção contra todas as variantes e subvariantes. É um imunizante amplo que vai trazer mais eficácia e segurança. Isso para não desenvolver os casos graves da doença” – frisa.

 

Henrique reforça que as vacinas são testadas e aprovadas pelos órgãos de controle nacional e internacional. Ele diz que a vacina contra a influenza também era “mal vista” quando surgiu.

Leia também:   Mateenses entusiasmados para o duelo Galo e Flu no Estado

“Diziam que ia matar os idosos, já que era só para esse público alvo, e hoje temos a [doença] influenza controlada com menos ocorrências. Está na hora das pessoas pararem com essa mistificação e fazer a parte que cabe a cada um. Não tem essa de que a vacina vai matar e fazer mal. Os efeitos colaterais já foram catalogados e são baixos. O que se tem é muita especulação acerca do imunizante” – enfatiza.

De acordo com o secretário, a procura ainda está baixa em relação ao esperado e a população precisa se mobilizar. “É preciso melhorar o nosso indicador” – salienta.

 

Doses aplicadas em São Mateus

 

No Município, até a tarde desta quinta-feira (27), de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 6.743 pessoas já haviam sido imunizadas com a dose bivalente contra a covid-19. Idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e deficientes, gestantes e puérperas, entraram no primeiro grupo prioritário da vacina.

Já os imunizados com duas doses monovalente contra a covid, ou seja, com o primeiro ciclo de vacinação completo, são 100.666. No Município, 118.335 pessoas tomaram a primeira dose ou dose única.

Leia também:   Mutirão de manutenção em São Mateus avança para o segundo mês de implantação

A primeira dose de reforço (3ª dose) já foi aplicada em 62.584 pessoas. Outras 25.627 receberam a segunda dose do reforço (4ª dose).

 

INFLUENZA

Conforme dados da Sesa, já estão vacinadas contra a influenza em São Mateus 7.529 pessoas, o que representa 19,53% do público-alvo que é composto por 38.532. Este grupo inclui pessoas com mais de 60 anos, crianças, imunossuprimidas, além de trabalhadores da saúde e das forças de segurança. A meta é vacinar 34.678 pessoas no Município, o que segundo a Sesa representa 90% do público-alvo.

 

VACINE-SE

Essa nova etapa da vacinação faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação e aproximadamente 97 milhões de brasileiros já podem procurar as unidades de saúde para tomar a dose de reforço.

Para se vacinar, é preciso levar um documento de identificação e o cartão de vacina contendo as doses das vacinas anteriores contra covid-19.

A vacina bivalente é aplicada após quatro meses da última dose de reforço ou quarta dose. Aqueles que não receberam a primeira ou a segunda dose de reforço precisarão fazer o esquema vacinal com a dose monovalente, que também está disponível nas unidades de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here