O Balneário de Guriri está sendo aclamado como o melhor do Espírito Santo. Essa seleção informal é feita por músicos e também por alguns turistas e foliões entrevistados pela Rede TC de Comunicações. Enquanto uns buscam a agitação dos trios elétricos e badalação noturna da área central da Ilha, outros preferem a tranquilidade das manhãs ensolaradas à beira-mar, que oferece águas mornas e limpas sobre o tapete dourado formado pelas areias da praia.

Na manhã desta quinta-feira (8), mesmo com muitas nuvens no céu e o Sol aparecendo pouco, turistas que chegaram à Ilha durante esta semana para curtirem o Carnaval, aproveitaram a praia que, mesmo com a possibilidade de chuva, estava muito aconchegante. Entre um mergulho e uma água de coco para refrescar o tempo abafado, uma pausa para entrevista.

 

MELHOR CARNAVAL

Um grupo de 12 pessoas, incluindo duas crianças, aproveitavam a praia na área central. O empresário Duílio Marques foi o escolhido para falar com a Reportagem. Ele disse o grupo é maior, de pelo menos 30 pessoas, provenientes de Resplendor e Itueta, em Minas Gerais. Eles alugaram uma casa e pretendem curtir todos os dias do Carnaval.

O empresário Duílio Marques está na Ilha de Guriri para curtir o Carnaval junto com um grupo de cerca de 30 pessoas de Resplendor e Itueta, em Minas Gerais.
Foto: Claudio Caterinque/Divulgação

“Praia de manhã, almoço com churrasco e trio elétrico à noite”, essa é a programação do grupo, segundo Duílio. “Já tem cinco anos que a gente vem para cá. Preferimos Guriri por causa da água ser mais quente e também ser mais perto. E tem o Carnaval também, o melhor do Espírito Santo” – complementa.

Na praia, Duílio estava acompanhado ainda dos amigos Odilon, Jefferson, Rafael, Fagner, Ana Paula, Maria Estela, Naiara e Luciana.

 

COM PIQUE

Mais adiante, uma família de São Gabriel da Palha também aproveitava as belezas da praia da área central de Guriri.

Ilza Penha, mas que pediu para ser identificada como Zinha –“porque todo mundo me conhece com esse nome”–, estava acompanhada do marido Adriano Pelegrini, dos filhos Romário e André, e dos amigos Lucas e Alan.

Zinha, junto com a família, veio de São Gabriel da Palha e promete pique para o Carnaval “até na hora de ir embora”.
Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Ela disse que tem pelo menos uns 15 anos que a família passa o Carnaval em Guriri. Assim como a maioria dos turistas, eles alugam casa para acomodar todo mundo, um grupo de cerca de 20 pessoas. “A praia é boa e a gente gosta de ficar aqui, que é perto da nossa casa”. Perguntada se o casal aguentaria o pique dos jovens para curtir o Carnaval, Zinha olhou para o marido, deram uma risada, e emendou: “Aguenta sim o pique até na hora de ir embora. A gente fica oito dias aqui”.

 

PAZ E TRANQUILIDADE

Buscando paz e tranquilidade para fugir da agitação da capital, o engenheiro civil Wilson Olmo, morador de Vila Velha, estava na praia acompanhado do irmão Vinícius e da esposa dele Tarciana, além da filha, de apenas 7 meses, Isadora, que vieram de Tailândia, não o país asiático, mas um município localizado no estado do Pará.

“A gente busca um pouco sair da correria do dia a dia e da questão de sair da rotina casa-trabalho-casa. Quando a gente procura lazer, busca algo diferente da rotina corriqueira. Escolhemos Guriri por termos familiares aqui em São Mateus. Já passamos Carnavais, alguns verões aqui em Guriri e sempre que a gente pode escolhemos vir para aqui” – comentou.

Em busca de tranquilidade, o engenheiro civil Wilson Olmo, morador de Vila Velha, disse que curtirá dias de descanso na praia acompanhado do irmão Vinícius e da esposa dele Tarciana, além da filha, de apenas 7 meses, Isadora, que moram no Pará.
Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

No entanto, Wilson disse que o objetivo mesmo é curtir a praia e descansar no período do Carnaval, ficando mesmo distante da agitação noturna. “Estamos um pouquinho velhos [risos], mas escolhemos aqui mais pelo descanso, uma praia mais quente, lugar tranquilo”.

Porém, nem tudo termina da Quarta-Feira de Cinzas. Alguns seguirão curtindo as maravilhas do balneário de Guriri, e outros do litoral mateense, até o final de semana seguinte já que, para muitos, a rotina recomeça depois do Carnaval. Enquanto isso, Guriri oferece o que tem melhor: muito axé, swingueira, pagodão baiano, folia para todos os gostos, inclusive para as crianças, praia tranquila, excelente culinária e lugares muito aconchegantes.

Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É uma pena, um balneário promissor está entregue as traças. Não tem infraestrutura digna para sustentação do fluxo turístico. Até uma aldeia, longe da civilização é agradável quando está de férias. Principalmente quando a época é de carnaval, aonde impera o uso indiscriminado da droga do álcool. O povo já drogado, nem percebe os problemas existentes. Imagine se na semana de carnaval, caísse aquele temporal em três dias. Como ficaria Guriri? FackNews puro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here