Reunindo mais de 300 pessoas no auditório do Ceunes, o 2º Seminário de Negócios do Setor de Óleo e Gás reforçou São Mateus como capital estadual do petróleo. Durante a programação, inclusive, o deputado estadual Mazinho dos Anjos falou em vídeo sobre o Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa concedendo esse título ao Município.

O parlamentar destacou que São Mateus é “a primeira cidade capixaba onde jorrou petróleo, em 1967, na localidade de Nativo”. “O petróleo mudou a geografia do Espírito Santo, e São Mateus foi o principal destaque com a instalação da Petrobras em seu território”, reforçou.

O seminário organizado pela RedePetro ES foi aberto pelo professor do Ceunes, parceiro na realização, Joel Romero, que coordena o 14º PetroUfes que começa nesta quinta-feira (21) no campus de São Mateus. Na sequência, o presidente da RedePetro ES, Rafaele Cé, abriu os trabalhos.

O presidente da RedePetro ES, Rafaele Cé, e o representante da entidade no Norte do Estado, Cássio Caldeira, avaliaram positivamente o 2º Seminário de Negócios do Setor de Óleo e Gás, realizado ontem no Ceunes.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Em entrevista exclusiva à Rede TC de Comunicações, ele destacou que mais de 300 pessoas participaram do Seminário. Ele elogiou a estrutura do auditório do Ceunes. “Satisfeitos e esperançosos e criando forças para ano que vem vir aqui novamente fazer um evento ainda melhor”, avaliou.

Leia também:   Sugestões à PLOA 2025 poderão ser feitas de forma online a partir de 1º de maio em São Mateus

Representante da RedePetro ES no Norte do Estado, o empresário Cássio Caldeira também avaliou positivamente o evento, frisando que houve um upgrade em relação ao primeiro seminário realizado em 2023. Ele destacou a forma heterogênea dos participantes, com estudantes, empresários e operadores, além da rede de estreitamento de conversas entre os representantes dos segmentos.

 

COBERTURA

A Tribuna do Cricaré foi o único jornal a cobrir o Seminário, entendendo a importância do setor de óleo e gás para o desenvolvimento de São Mateus e do Norte do Estado. Nos próximos dias, outras matérias da cobertura do evento serão publicadas. O Diretor Geral Márcio Castro esteve presente nas atividades.

 

Demais atividades do Seminário

 

Pela manhã, o Seminário teve a participação da coordenadora da Feira ES Oil & Gás, Bruna Menegueti, que fez uma demonstração da cadeia produtiva do petróleo no Espírito Santo. Em seguida, além de palestra com Márcio Félix, foram realizadas as apresentações das empresas Ambipar, feita pela gerente administrativa Juliana Coutinho, e da Seacrest, feita pelo vice-presidente Juan Alves, que falou sobre os desafios da área.

Leia também:   Em visita à TC, estudantes se mostram impressionados com o processo de produção do jornal

O secretário estadual de Meio Ambiente Felipe Rigoni foi representado no evento pela assessora jurídica da pasta, Fernanda Rabelo, que participou também de uma mesa de debate com Rafaele Cé, Juan Alves e Márcio Félix.

Após pausa para almoço, as atividades da tarde foram abertas pelo representante da RedePetro ES no Norte do Estado, Cássio Caldeira, seguidas de palestras do diretor da Escola de Desenvolvimento de Habilidades e Educação Comportamental da Faculdade Acesita (EDHEC), Eliomar Carvalho, e do diretor da Editora Saúde Brasil, Thanguy Frico.

A operação da Imetame e as oportunidades de negócios foram apresentadas pelo diretor Miguel Nunez. Fechando as palestras, o diretor Caetano Machado apresentou as operações e oportunidades na Mandacaru Energia. Também tiveram oportunidades de fala outros parceiros do Seminário.

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here