Para a professora mateense Adriana Pin, do campus do Instituto Federal do Espírito Santo de São Mateus, o ponto mais relevante da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) é oportunizar que todos os alunos e professores da rede pública do Brasil possam aperfeiçoar a leitura, a escrita e a interpretação, por meio de diferentes gêneros textuais, como poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

“Falando do lugar onde vive, mostrando os rincões do nosso Brasil e a possibilidade de transformá-lo”, sustenta.
Classificada para a etapa semifinal estadual da olimpíada como única representante capixaba na categoria artigo de opinião, Adriana Pin falou sobre a experiência de participar da olimpíada.

“Na etapa semifinal, os encontros e atividades são maravilhosos, promovendo o encontro de crianças, adolescentes, jovens e professores de todo o País. O material didático utilizado nas oficinas é de ponta, o que temos de melhor, bem como a equipe que realiza as formações para os docentes e discentes. Além do respeito e da valorização do professor, algo tão difícil de se ter atualmente na educação brasileira”.

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A professora é doutora em Letras pela Ufes. “Dentre 6.838 professores inscritos, ficar entre os 82 na categoria artigos de opinião e entre os 42 sobre relatos de prática em todo o Brasil já é motivo para comemorarmos. E as questões polêmicas abordadas nos artigos são extremamente relevantes para o nosso município. Mas continuamos firmes, sonhando com a etapa nacional” – afirma.

A OLP não apresenta a quantidade de alunos inscritos, pois a inscrição é em nome do professor com as respectivas turmas.

 

Oficina desenvolvida com alunos de Eletrotécnica e Mecânica

Adriana Pin detalha que participou de todas as edições da OLP. Nesta sétima edição, na etapa escolar, desenvolveu a oficina sobre o gênero textual artigo de opinião com alunos de 3º ano dos cursos de Eletrotécnica e de Mecânica integrados ao ensino médio do Ifes no período de junho a agosto deste ano.

 

Além da professora Adriana Pin e das duas alunas que produziram os artigos, toda a turma também participa dos encontros e atividades da etapa semifinal estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa nos dias 19 a 22 de outubro. A professora explica que a foto com os alunos foi feita em 2019, anterior à pandemia.
Foto: Divulgação

 

“Após todo o trabalho, os alunos produziram os textos que foram corrigidos por mim e encaminhados para que eles fizessem a reescrita, aperfeiçoando os textos. Em seguida, os textos que obtiveram as melhores pontuações foram direcionados à Comissão Julgadora Escolar, formada por membros da comunidade com conhecimento na área de Português e que não tenham vínculo parental com os alunos participantes” – detalha.

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A professora acrescenta que, mediante critérios estabelecidos pela OLP, a comissão escolheu o melhor relato de prática e os dois melhores artigos de opinião, oriundos da turma de Eletrotécnica Integrado Matutino, para representarem o Ifes de São Mateus na etapa escolar. “A partir daí, passamos para a etapa estadual e, agora, semifinal”.

 

Encontros e atividades de 19 a 22 de outubro

A professora afirma que está motivada para participar da melhor forma possível da semifinal, explicando que, nesta etapa, além dela e das duas alunas que produziram os artigos, toda a turma também participa dos encontros e atividades nos dias 19 a 22 de outubro.

“Caso consigamos passar para a final, teremos que participar de outro encontro, o qual ainda não está definido como será [presencial ou remoto]”.

 

Foto do destaque: Divulgação

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