A Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social irão reforçar a segurança e os atendimentos em todo o Estado no período do Carnaval, com atenção especial para o litoral, onde a quantidade de turistas aumenta nesta época do ano. Além do aumento no número de agentes, a segurança contará ainda com fiscalização por drones, radares e bafômetros.

O planejamento da Operação Carnaval 2024 foi apresentado ontem pela Sesp. A Operação é uma ação integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e Núcleo de Operações de Transporte Aéreo (Notaer). As ações acontecem em todo o Estado entre os dias 9 e 13 de fevereiro.

A Operação é uma ação integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e Núcleo de Operações de Transporte Aéreo (Notaer).
Foto: Sesp-ES/Divulgação

Segundo a Sesp, o objetivo da Operação Carnaval 2024 “é promover e coordenar as ações integradas dos órgãos de segurança pública estaduais e municipais envolvidos no Carnaval Capixaba, em prol da segurança dos foliões e turistas”. Ao todo, serão 11.660 agentes das forças de segurança empenhados durante o período.

 

POLÍCIA MILITAR

A Sesp detalha que a Polícia Militar fará policiamento ostensivo a pé e em rádio patrulhas, além das equipes especializadas do Regimento de Polícia Montada (RPMont), que atuará em Conceição da Barra, Piúma e na Grande Vitória, e Batalhão de Missões Especiais (BME) e Batalhão de Ações com Cães (BAC).

Leia também:   Manual orienta alunos e escolas da Rede Pública Estadual sobre Programa Pé-de-Meia

O Batalhão de Trânsito comandará as fiscalizações nas rodovias estaduais e na Grande Vitória com o auxílio de radares, bafômetros e drones.

A Sesp ressalta que, ao todo, serão 9.700 militares empenhados durante o período do Carnaval. Na Região Integrada de Segurança Pública Norte (RISP 02), que inclui São Mateus, serão 1.260 policiais militares atuando no período.

 

POLÍCIA CIVIL

A PCES reforçará os atendimentos nas unidades nos litorais norte e sul do Estado e na Grande Vitória. Além de implantar um posto de atendimento ao cidadão na Delegacia de Polícia de Jacaraípe durante todo o Carnaval.

Haverá ainda plantão especial em Conceição da Barra, além do reforço nas Delegacias Regionais em São Mateus e Linhares. Ao todo, serão 1.030 policiais civis atuando no período, dos quais 210 na região que inclui São Mateus (Risp 02).

 

CORPO DE BOMBEIROS

A equipe do Corpo de Bombeiros atuará com 930 bombeiros militares e 1.150 guarda-vidas em todo o Espírito Santo. Os bombeiros são responsáveis pelas equipes de resgate, fiscalização em eventos, operações em balneários e em unidades de conservação.

Leia também:   Governo do Estado anuncia novos investimentos em Boa Esperança

 

DETRAN-ES

Dentro da Operação Carnaval integrada, o Detran-ES atua com campanha educativa e serviço de remoção e guarda de veículos apreendidos. A fiscalização será reforçada com o Cerco Inteligente, que contará com 1.065 câmeras ativas pelas rodovias do Estado.

 

NOTAER

O Núcleo de Operações de Transporte Aéreo cuidará do patrulhamento aéreo preventivo nos balneários de norte a sul do Estado e na Região Metropolitana, além dos atendimentos a ocorrências policiais e emergências aeromédicas em todo o Espírito Santo.

 

Foto do destaque: Sesp-ES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here